Categorias
BigHit

Big Hit não é a melhor empresa do Kpop

Eu não falaria sobre esse assunto, mas é algo que se tornou necessários nos últimos tempos…

Eu não falaria sobre esse assunto, mas é algo que se tornou necessários nos últimos tempos. Na última segunda-feira, a Sport Seoul lançou uma pesquisa sobre alguns solistas e grupos do kpop, e entra uma das pesquisas, estava sobre os melhores gerenciamentos da indústria e, pelo título, sabemos quem não ficou em primeiro lugar.

O Dougie e o Lunei falaram sobre a lista toda, e como eu concordo com tudo o que falaram, só irei focar no ponto principal que eles não falaram sobre. De todos os votos, apenas 4 foram as principais empresas do Kpop:

  1. SM Entertainment – 98 pontos;
  2. Big Hit Labels – 83 pontos;
  3. JYP Entertainment – 48 pontos;
  4. YG Entertainment – 8 pontos.

BIG3 e Big Hit, as principais agências, foram as únicas votadas, tanto que nem tivemos um 5º lugar. O que me impressiona foi eu não visto guerra alguma sobre essa lista, ainda mais sobre as empresas stans que querem porque querem sair no soco para saber qual empresa é a melhor. Por que guerra? Uns anos atrás essa mesma revista tinha um termo “Parede inquebrável”, em que só grupos femininos extremamente fortes estavam a frente dela. Na época, eram apenas Girls’Generation e 2NE1. Quando Sistar passou essa barreira, foi um Deus nos acuda de sones e blackjacks atacando o grupo das rainhas do verão.

Mas voltemos ao conceito de empresas com melhores gerenciamentos. Eu fiquei surpreso com a YG tomando 8 votos, mas não duvido que foram de empresas que desovam conceitos semelhantes de Big Bang/iKon/2NE1/BlackPinke e queria puxar saco da empresa. JYP em terceiro é até razoável com 4 grupos e 1 banda em atividade e dando comebacks regulares para todos.

Big Hit em segundo é até aceitável, por ser uma emrpesa que cresceu bastante, tem 2 grupos fortes. Contudo, maior parte do que ela é hoje, foi por meio de compras de empresas menores, como Pledis e Source Music, porque GFriend, Nu’est e Seventeen fizeram sucesso sem o selo da Big Hit. Por lógica, a empresa só possui BTS e TXT no nome, além do GLAM como defunto. Claro, a empresa vai debutar 2 novos grupos esse ano, o novo girlgroup e o grupo derivado do I-Land.

SM Entertainment em primeiro não deveria ser surpresa para ninguém. Basicamente, a empresa mantém 7 grupos ativos durante o ano (TVXQ, Super Junior, WayV, NCT 127, NCT Dream, Red Velvet e EXO), fora os solistas como Boa e Taeyeon, além dos solistas derivados dos grupos. Além do mais, SES e Girls’Generation ainda estão ativos, mas num hiatus até certas datas festivas (SES retornou para a comemoração de 20 anos de debut, o que deve acontecer com as meninas do SNSD para os seus 15 anos). Além do mais, um novo girlgroup vai sair esse ano, tanto pela empresa, quanto por uma subsidiária, ou seja, mais 2 nomes para o selo SM, fora uma nova unit do NCT que deve sair (Fora o SuperM e o NCT U que são unit rotativas e em hiatus).

A lista é até condizente com o que espera-se, claro que BH e SM vão intercalar futuramente o 1º e o 2º lugar. Empresas menores, mas ainda bem relevantes, como RBW (Mamamoo e Oneus), Play M (Apink, Victon e Weekly) e CUBE (Pentagon, CLC e (G)I-dle) foram bem esquecidas, mesmo (G)I-dle batendo presença num 6º lugar de grupos femininos mais fortes. WM, empresa do Oh My Girl e ONF, também deve ser mencionada, já que OMG bateu presença (Mamamoo esquecidas no churrasco ainda me parece muito estranho… Momos, essa é com vocês).

Como falei, o estranho dessa lista é que não vi nenhuma briga na TL, ou estão muito quietos, ou fui bloqueado/cancelado por um monte de gente e perdi essas tretas.

***

Sairei do tema principal, mas isso é mais importante.

Pessoal, para quem me acompanha nas redes sociais, sabem que eu me posiciono em muitos casos, eu não poderia deixar de relembrá-los da situação em que estamos passando, com os protestos nos EUA, no Brasil e em demais lugares do mundo. Estou fora do meu local de fala e posso fazer pouco perante isso. Contudo, não podemos esquecer que o pouco que façamos já é uma ajuda, mesmo que dentro da nossa limitação.

Para ajudar o Black Lives Matter, acessem o site e vejam o que é possível para ajudar na causa, mantenham-se informados, compartilhem isso. É o que peço, muito obrigado, e até um próximo post.

2 respostas em “Big Hit não é a melhor empresa do Kpop”

Deixe um comentário