Categorias
Momoland

Time Machine: Há 5 anos, Momoland fazia um , Bboom Bboom na internet, causando com diversas fanbases

E aí, meu povo, como estão? Bora falar das rainhas do Kpop?

Então, eu poderia fazer uma pauta sobre, sei lá, OMG do NewJeans, ou até mesmo de Halazia do ATEEZ, mas né, eles são menos importantes que a comemoração de um dos eventos mais importantes do Kpop dos últimos anos, que foi o lançamento da espetacular Bboom Bboom do Momoland, que completou seus cinco anos de vida ontem.

A diferença gigante que são os virais da atualidade com os virais de muitos anos atrás é nítida, apesar que o Momoland ter sido um acontecimento no Kpop mesmo, o vídeo hoje conta com quase de 600 milhões de views, é o MV mais visto de um GG do Kpop fora da Big3 (YG, JYP e SM), e um dos mais vistos de GGs, acho que é o segundo GG, afinal nem tem como bater o BlackPink nesse sentido.

E o que fez a música ser o viral? Foi a famosa junção de fatores: tinha a Jooe sendo uma palhaça em algumas propagandas, e isso a fez o rostinho do grupo por muito tempo, e a Nancy sendo a Nancy (Creio que se a Nancy e a Yeonwoo tivesse saído em várias revistas, lotado com o rosto delas, o negócio poderia ter sido maior).

E claro, não podemos esquecer do fator plágio. O produtor da música é o nosso querido Pedro Sampaio Coreano, o ShingsaDong Tiger, produtor de EXID e atualmente do Tri.Be. A música tem aquele pop bubblegum com traços do eletrônico, tem o saxofone ao fundo que coloca aquele ar mais cômico. E disso, surgiram 1001 músicas de onde ele poderia ter plagiado, e claro que a bomba caiu em cima das meninas e não dele.

Mas isso não fez a peteca delas caírem para Bboom Bboom, a música é divertida, contagiante, e independente dos plágios, sendo que somente o SEREBRO tinha alguma coisa para falar, afinal era a única artista não agenciada ou produzida pelo PedroDong Tiger. E também tem vários outros fatores, como o MV, em que elas conseguem fazer algo sexy, jocoso e divertido de assistir, assim como foi com a coreografia, em que elas souberam muito bem trabalhar o fator vieram e afins.

A estratégia da divulgação não foi das melhores, afinal nem a MLD sonhava com um viral desses, e assim traçava a carreira do Momoland (Que desde sempre teve esse conceito mais extrovertido, seja no debut ou na icônica Freeze).

Momoland nunca foi um grupo de álbuns bons, e depois de Thumbs Up, elas só vieram com single álbum e afins, mas é interessante ver como as empresas tentavam preencher espaço nos álbuns. Com GREAT!, o seu terceiro mini álbum, elas abrem com Curious, é uma midtempo vocal com características de EDM, é aquela música que, em tese, não precisa de muito instrumental, mas aqui elas fizeram ser agradável de ouvir, mesmo com várias variações e tals do instrumental.

Em Same Same, elas continuam na vibe eletrônica, com sintetizadores ao fundo de uma midtempo mais animada, é uma música mais angelical e divertida, tem todo um vocal mais agudo que faz a música ser extrovertida. E o álbum encerra com as originais com FLY, é a famosa música de final de show. É a música com um quê animado, mas ainda assim aquele ar emotivo, ainda preso no EDM, só que mais pop. Dá realmente para ver elas encerrando um showcase cumprimentando a fanbase e papel picado caindo ao som dessa.

A música rendeu o primeiro Win para o grupo, e ainda foi MCountDown, um dos mais difíceis de conseguir, e até abril de 2018, com os últimos dados, o EP físico vendeu cerca de 22k de cópias, sendo o quarto mais vendido da época (Olha como mudou muito de lá para cá, hoje 22k é dinheiro de pinga para algumas empresas). O álbum atingiu #3 no GAON Album Chart.

O grupo, depois dessa, nunca mais foi o mesmo, a onda de hate em cima das meninas foi gigante. E diferente de Twice, Aespa, e até mesmo hoje o IVE, MLD nunca foi uma empresa boa, em diversos sentidos, mas quanto a contenção de danos se mostrou ser uma das piores (Okay, ainda longe de ser um TS, MAS…). O grupo foi alvo de um hate intenso, principalmente por serem mais extrovertidas e terem expressões faciais que causavam estranhamento. Porém, isso é mais para frente, num Time Machine de BAAM, pois aí eu vou descer a lenha mesmo. Para mim, pelo hate que elas tomaram, a Nancy tinha mesmo que ter dado uma rasteira na Lisa e a Jooe ter tacado uma tijolada no Jimin quando ela desafinou no palco, aí eu verei o hate mais explicado. De resto, Momoland tinha virado o Twice e o SNSD, um grupo com muito hate desnecessário em cima.

Uma resposta em “Time Machine: Há 5 anos, Momoland fazia um , Bboom Bboom na internet, causando com diversas fanbases”

Deixe um comentário