Categorias
2022

TOP 100 | As melhores músicas do Asian Pop em 2022 [25-11]

E aí, meu povo, como estão?

E aqui chegamos ao penúltimo post desse top 100, e tivemos ótimos alcances, fico feliz que o pessoal realmente espera os TOP100 de final de ano. E para os finalmente, temos as últimas 15 músicas que fizeram de fora do nosso TOP10, será que sua fav subiu? Quais foram que eles que ficaram de comes e bebes?

25. PurpleKiss – FireFlower

PurpleKiss acertou até que bastante comigo esse ano, é a quarta (e última) música a parecer por aqui, ficando acima mesmo da title do próprio EP. Mas é que diferente de Nerdy, essa aqui me pegou, talvez a pegada mais étnica tenha feito a música ser o que foi para mim, ela é misteriosa, mística, mas também sensual e cativante, eu gostei muito de FireFlower, é uma faixa que me pegou mesmo, e foi uma das que mais salvei para ouvir muito.

24. (G)I-dle – NXDE

E até que emorou para aparecer (G)I-dle, né? Mas assim, as titles arrasaram muito esse ano, o que não senti tanto das b-sides, que são boas, mas não me cativaram tanto. Faltou uma Maybe, faltou uma Dhalia (Que foi #2 ano passado, né?). Mas o conceito cabaré e Merelyn foi muito interessante e lindo de ver, ainda acho que o grupo tem saturado muito nesse mesmo formato de música, pois é meio nítido como fica quem canta onde e quem canta o que, acho que para um próximo comeback, sei que difícil, poderiam mudar um pouco. Tipo, soyeon, cante menos, sabe?

23. Sorn – Save Me

E aquela que ninguém deve lembrar, mas nossa, Sorn fez minhas noites frias e solitários, porque eu sentia solidão de madrugada, menos tristes, pois eu ouvi, sentia a tensão, vinha o sono, nanava e acordava pronto para o outro dia. Aqui ela não precisou fazer milagres, mas conseguiu fazer uma música intensa e com um vocal que é de arrasar, não é a toa que ela era uma das main vocal do CLC.

22. Craxy – Butterfly

Craxy novamente, amores, e não foi com uma demo bate lata, mas sim uma demo balad vocal emocionada e com instrumental forte. Butterfly tem uma letra forte, impactante, e o instrumental é meio operesco, mas com um eletropop mais acelerado e triste, é uma música bonita de ouvir, combinou muito esse MV em desenho, ficou mais característico o sentimento que quiseram passar.

21. NewJeans – Hype Boy

A title oficial do grupo é Hype Boy e vocês que lutem com essa informação. Essa aqui me agradou bem mais de primeira que Attention, que também é muito boa, mas não fez muito por mim enquanto Hype Boy, que está bem alta comparada à outra. O refrão é uma delícia de ouvir, traz aquele pop colorfull meio aegyo que o Red Velvet fez algumas vezes e combinava super com a vibe de verão. E como estamos no verão aqui, elas conseguiram milagres.

20. BIBI – Animal Farm

BIBI fez história com Animal Farm, creio que foi o MV mais denso e pesado de 2022, e ela não fez questão nenhuma de usar metáforas para sangue ou para esconder qual era a ideia principal de Animal Farm. Como eu disse no post solo sobre a música, ela usou muito das referências de Revolução dos bichos, que é o melhor livro o Orwell para mim, e isso faz a música ficar ainda mais intensa, e junta com um instrumental dramático, ponto positivo para ela.

19. Key – Gasoline

Sei que Gasoline não é para será a música que esperávamos no Key, que a música mais parece uma versão NCT mais viada. Só que Gasoline é uma música viciante demais, e contando que o MV é um prazer visual do começo ao fim, com 1001 referências ao deus Apolo, deus do Sol, contraponto ao MV da Taeyeon, que referenciava Ártemis, a deusa da Lua, é quase montar um Panteão dos deuses na SM, e acho que seria até mais interessante ver esse formato de LORE na SM, por mais batido que fosse, do que a papagaia da de Kwangya que geral lá de dentro deve fazer bullying com as Aespa.

18. (G)I-dle – Tomboy

Tomboy foi o revamp mais curioso do Kpop. Desde ser um full álbum (abafa) que se chama “EU nunca morro” depois de chutarem a Soojin pelo falso bullying, elas vieram com um conceito super forte e que fez história para o grupo, que vendo horrores e pegou charts e wins musicais. Pode ter sido a música que marcará o formato musical de todas as músicas das meninas, mas isso é inegável o que elas fizeram com a era Tomboy, e o refrão final, que suprassumo.

17. Billlie – McGuffins (who’s the Joker?)

Curiosamente, who’s the joker? conseguiu ser melhor que todas as músicas do Billlie em 2022. Para mim, aqui seria uma title bem cara do grupo, daria para fazer aquele lore que fazem com as meninas, apesar de ser uma follow-up que iria condizer com o nada viral que foi a mona fazendo 1001 expressões por minutos em Strange world. Mas focaram em ser as filhas do Dreamcatcher em Ring Ma Bell. Mas voltando a falar de WTJ, a música é um creepy pop mais funky, com aquele quê aegyo espivetado, e assim essa música me ganhou muito, é divertida, experimental no ponto certo e combina com o que eu imagino as meninas sendo o F(X) dessa geração.

16. PIXY – Breath

E assim como b-side que merecia muito mais, Breath do PIXY segue o mesmo estilo que Addicted, mas com menos instrumental, trabalhando mais os detalhes do que muitas informações. Toda a aura da música, o ritmo lento, essa parte da respiração pesada antes do refrão, fica bem perto da expectativa em ser uma música trilha sonora de algum filme de terror. Elas não fizeram coreô oficial, eu tenho uma ideia, só não consegui colocar no papel. A música é mística também, é condizente com a discografia delas, bem poderosas.

15. Class:y – Shut Down

O que acontece quando você junta batidas étnicas com um teen crush básico e um MV tosco? Veio Shut Down e veio eu ouvindo essa música demais esse ano. É um debut que muitos não gostaram, outros odiaram, mas eu preferi essa música super batida com as meninas, talvez não combinasse com o que elas entregaram no programa, mas eu amei demais (Diferente das outras músicas delas, que eu somente achei sem graça… Esse último comeback delas foi chato demais).

14. Weeekly – Ven Para

E vamos para mais um choque? Sim, eu amei essa papagaia do Weeekly. No começo, eu tinha estranhado, pois eu estava esperando um conceito colegial, mas recebemos uma demo do Aespa e um LORE totalmente novo para elas. Acho que muito mais experimental do que realmente elas focarem nesse estilo. Mesmo combinando com o ritmo, creio que a IST vai fazer o grupo dar uns passos atrás e lançar novamente o conceito colegial delas. De resto, essa música é viciante demais.

13. Fromis_9 – Rewind

Foi um crime enorme Stay This Way ser o comeback de verão delas, simplesmente o grupo virou um tédio. Mas ao ouvir o álbum e ao ouvir Rewind, vimos que elas podem ser as madrinhas das gays que curtem ball room. E aqui elas mostraram que são um grupo coordenado e sincronizado, e que esse estilo combina muito mais com esse amadurecimento delas, combina muito mais com DM, por exemplo. Não sei para quê rumo a Pledis vai mirar as meninas, mas que seja assim.

12. Brave Girls – Thank You

Brave Brothers é um ridículo! Simplesmente ignorou qualquer hype delas pós-Queendom, deixou o hype das meninas morrer novamente, e nada de comeback. Talvez ano que vem, isso se não anunciarem o disband, pois fará 3 anos da renovação pós-viral de Rollin. Disso, o Swan Song delas ser uma música agitada, mas que elas estão soltando Thank You para os fãs é de acabar, creio que mais emotiva e mais impactante que uma baladinha vocal. Assim, Thank You é maravilhosa, viciante, a coreografia poderia ser melhor, pois ninguém aqui tem um joelho de cristal, e o MV todo em CGI, parecendo uma versão menos impactada de Dreams Come True do Aespa, mas quem liga, só queria um comeback delas.

11. WJSN/Cosmic Girls – Last Sequence

E para encerrar o nosso penúltimo post, bora falar a verdade sobre o Cosmic Girls? Faltou muita força de vontade da Starship em querer o grupo grande quando poderia. Last Sequence é um tipo de música que hoje pode não ter feito o barulho esperado, mas que é uma música maravilhosamente de qualidade, é fato, aqui elas foram reais rainhas. E outra, com elas tendo a All I Want For Christmas is You do ano novo, que é As You Wish, creio que deve render uns lucros para elas para financiar uma dessas por ano, enquanto quiserem manter contrato com a Starship (Eu ainda acho que elas vão disbandar ano que vem por ser os 7 anos delas, mas né, um disband song ao menos).

E olha, por pouco ela não entrou no top10, vocês que aguardem as 10 melhores de 2022 segundo minha opinião, não tem nenhuma surpresa, creio eu, mas isso sempre é uma surpresa para vocês.

Demais partes do TOP100: [100-86], [85-71], [70-56], [55-41], [40-26].

Publicidade

5 respostas em “TOP 100 | As melhores músicas do Asian Pop em 2022 [25-11]”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s