E aí, meu povo, como estão? Bora aproveitar esse final de domingo para falar do MAMA, a maior bagaceira do KPOP?
O MAMA 2022 foi uma premiação muito mãe, todo mundo saiu ganhando alguma coisa, seja com prêmio mais sério, seja com alguns que a MNet criou só para premiar todo mundo. Então o que valeria mesmo eram as performances, umas ótimas, outras nem tanto, muitas péssimas.
E esses foram os ganharadores, alguns bem óbvios, outros um grande “Pelo amor de Deus, quem deixou?!”, mas não tinha como, se a MNet queria premiar todo mundo, não tinha o que fazer, eles iam dar o prêmio para a música ruim do Jay Park com a IU, um crime. Mas deixando a indignação de lado, vamos falar das performances? Não todas, pois tem uns whos da vida.
JEON SOMI X LEEJUNG LEE – Worldwide Fans’ Choice
Somi foi uma, ou talvez a única, MC do MAMA, então a mona abriu com um medley das escolhas dos fãs, o que só mostra que ela não deveria estar lançando aquelas músicas apáticas na The BlackLabel, e tenho certeza que a empresa suga a vitalidade dela, pois nada a ver a aura antiga dela. E foi um duo com a LeeJung do XG. E isso possibilitiou que alguns idols e grupos reagissem como seres humanos, principalmente os mais velhos de guerra, espero que nos próximos anos IVE, New Jeans e esse pessoal estejam mais soltos.
NMIXX – O.O & Dice
As meninas são talentosas demais, a presença de palco das 7 (Agora 6) é impecável, e independe muito do estilo musical. Só a JYP que precisa acertar mesmo na escolha de titles para as meninas, e também no modelito, que roupas feias.
HYOLYN – Layin’ Low
A mulher fez esse hino sexy ficar mais sexy ainda com essa pegada assassina, pelo amor, sem defeitos!
BIBI – BIBI Vengeance
BIBI não precisa de muito para mostrar que ela é a mais nova fodona do rolê, principalmente com o novo álbum dela, que vem ganhando clipe atrás de clipe e com músicas diferentes do usual no Kpop. Feliz demais que ela estava no MAMA, mostra como ela tá gigante.
YOLYN X BIBI – youknowbetter + LAW
E juntou duas fodonas, deu essa performance maravilhosa, agora já quero um feat original das duas! Para ano que vem, por favor, para eu viciar em 2023 todo.
Le SSerafim – Fearless & Antifragile
Eu vi um povo gongando elas por conta do dance break inicial, eu não achei ruim não, tá ótimo aliás, e elas conseguiram fazer uma performance bem excelente. Foi um dos acertos da HyBe em 2022 junto do New Jeans, pois os machos dessa empresa… Só senti a falta de uma remixagem diferente das músicas, elas poderiam ter ousado mais.
Kepler – Girls & Wa Da Da
Realmente UP foi a música fora da curva e lançada às pressas, né? O grupo já começou a parecer um grupo mesmo, elas já tem uma sintonia BEM melhor do que antes, mas o que mata mesmo são as músicas, passou da hora de elas sairem desse Girl Crush terrível. WaDaDa mesmo envelheceu não muito bem comigo, ainda escuto e gosto, mas o pós-refrão ainda mata. E sobre a performance, porra WakeOne, tanto dinheiro lavado e não conseguiram contratar dançarinos para lotar esse palco, só no final? Que mais parecia aqueles desafios que faz na rua, puxa os primeiros que passaram.
Forestella – Fake Love & Save Our Lives
O grupo de ópera indo no MAMA, eu vivi para isso e amei demais, os reizinhos arrasaram tanto. O cover do BTS ficou bem legal, mas a original deles e o gogó desses homens, pelo amor!
IVE&Kep1er&NMIXX&LESSERAFIM&NewJeans-ELEVEN+WADADA+O.O+FEARLESS+Hypeboy
A interação dos grupos foi MUITO divertida, mas parece que faltou uma conexão na hora de Cheer Up. Acho que faltou uma padronização de roupa igual foi com Into The New World com os GGs da terceira geração. Mas isso aqui foi um fanservice bem servido ao menos.
E encerramos a pauta por aqui, temos mais 2 partes, 4 playlists do MAMA 2022, e como eu cansei por hoje, bora esperar os próximos capítulos dessas minhas opiniões.