Categorias
Time Machine Twice

Time Machine: Querendo brigar com a fanbase do Girls’Generation, JYP debuta Twice com 9 integrantes

E aí, meu povo, como estão? Prontos para virmos fofocar sobre o passado das duas vezes?

JYP teve experiências caóticas com seus dois primeiros grupos femininos: Wonder Girls com saída e entrada de integrantes só não tão pior que o 9Muses e o Miss A com a Suzy roubando todo o holofote. Mesmo assim, ele foi lá, criou o reality show Sixteen, botou tudo as trainees para se matarem, botou a Natty para arrancar o cordão do pescoço da Momo, chutou a Natty e trouxe a Momo de novo e, por fim, anunciou debut e estamos aqui para comentar.

Primeiro que pelos teasers o JYP prometia mais do que iria entregar, mas isso era mais pelo quesito visual do que sonoro. Like OOH-AHH é uma faixa muito característica da época, em que o mesclavam o bubblegum pop com hip-hop e rock, é uma faix que apresenta uma construção muito bem feita, apresentando boas camadas de gradação até estourar no refrão. No quesito sonoro, o Twice continua entregando essa mesma fórmula até hoje, principalmente em b-sides, até porque o grupo não largou 100% o aegyo.

Visualmente a história é outra. Desde os teasers, parecia que o MV seria um estouro de filme de ficção, com zumbis e terror. Os zumbis estavam ali, mas foram mais elenco de apoio mesmo que vizinha não fofoqueira em bairro de velho. Além do mais, as meninas apresentavam um figurino bem mais maduro e sensual do que o foco delas do primeiro comeback para frente. E quem acompanhou o reality show, a proposta era fazer o grupo ter essa pegada mais madura, algo que o Miss A já tinha.

Claro que reciclar conceito não era algo que o JYP deveria ter feito, mas mostrar uma evolução de amadurecimento era essencial. E tudo isso se refletiu no EP de debut, o The Stoyr Begins.

Do It Again é um faixa hip-hop bem pura, desde a construção até os vocais, em que mostravam mais força do que os singles seguintes. Para eu que acompanhei o grupo a partir de Likey, é uma faixa bem estranha de ver o twice entregando. Going Crazy é uma faixa mais hip-hop também, mas aqui entregam uma evolução mais jazz e retrô que a anterior, dando um ar nostálgico.

Com Truth, elas trazem uma midtempo melódica, parecendo música de louvor de Igreja, certamente a parte mais hip-hop da faixa é para dar aquela emocionada na faixa. Candy Boy é um hip-hop oitentista, bem filme da Disney. Like a Fool é a balad vocal animada, que botaram a Sana e a Jeongyeon para da high note ao invés de arrancar as cordas vocais da Jihyo e da Nayeon logo no início.

Chocado estou, porque é a primeira vez que escuto esse EP das meninas (Olhem para mim com cara de julgamento, que prefiro caçar coisa mais antiga mesmo do que algumas mais atuais). Eu sabia da linha sonora ser mais hip-hop das meninas, mas não acreditava que a JYP quase afogaram as meninas nesse estilo, ainda mais que é um ritmo que não pede tanto vocal (O que pode ter cagado com o vocal de várias, porque a vocal line resumida em duas é tenso, tem outras ali que merecem dar um high note também).

2 respostas em “Time Machine: Querendo brigar com a fanbase do Girls’Generation, JYP debuta Twice com 9 integrantes”

E assim nascia um dos maiores girlgroups do k-pop.

Pra ser sincero, eu tenho muita preguiça dos primeiros trabalhos do TWICE (especialmente daquele período em que parecia que elas faziam um comeback por mês), mas o talento sempre esteve ali – elas só precisavam se encontrar musicalmente, o que demorou pra acontecer, mas quando aconteceu, rendeu músicas sensacionais.

E ah, o Sixteen… interessante ver que enquanto a Mnet fez DOIS reality shows com a proposta de formar girlgroups de duas ou três nacionalidades e no fim deixou o público barrar quase todas as estrangeiras, o JYP fez o reality dele sem pretensão nenhuma de formar um girlgroup com várias nacionalidades e só barrou UMA estrangeira (e de quebra pegou outra que JÁ TINHA SIDO ELIMINADA e colocou no grupo mesmo assim – possivelmente a melhor decisão que ele já tomou na vida).

Curtido por 2 pessoas

Like ooh ahh é um das músicas de debut mais icônicas do kpop e eu ter conhecido o twice a uns 2 anos atrás e ter acompanhado o grupo desde lá foi um momento muito bom. ❤

Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s