Categorias
Road to Queendom/Queendom

Queendom 2: Comentando os singles do Comeback War

E aí, meu povo, como estão? Por favor, me falem que essa etapa continua chamando Comeback War, pois esse nome é tudo de bom?!

E finalmente a final do Queendom 2 é essa semana, então temos aqui as faixas inéditas que elas usarão par provar que são as novas rainhas dentre as seis que estão ali. E realmente, eu sei que no Queendom 1 foi muito fácil escolher as melhores faixas, mas aqui o negócio está triste, cada single ruim, cada single sem sal, cada single sem vida!

Kep1er – THE GIRLS (Can’t turn me down)

Kep1er foi a escolhida para abrir o ranking porque elas tiveram tantos baixos nesse programa que não tinha o comeback single delas ser bom, ainda mais que os staffs parecem que não pensam. Os versos são bons, menos o verão que é muito barulhento e vazio, não é uma explosão que se espera, mas parece que não vai para canto algum.

E isso prejudica a parte legal a música. O rap está aceitável, os pré-chorus são bons, bem vocalizado, dentro do esperado de um grupo sem muito apelo, mas ainda assim, queria mais força delas para esse single, que mais parece que foi feito para uma apresentação mesmo. Não está ruim ao nível iKon/StrayKids, mas olha…

Hyolyn – Waka Boom (My Way) (Feat. Lee Young Ji)

O teaser entregava um ritmo “Hyolyn vai rebolar ao lado da Jasmine no tapete mágico” e o produto final “Hyolyn entregou uma música demais que passou do ponto e ficou esquecível”, tudo é passável, o single não chega nem ser aproveitável em certos pontos como foi como o do Mamamoo, ela basicamente entregou uma versão ampliada do que poderia ser um single para fazer a performance.

Realmente foi um single para performar, não funcionar com quem não é fã (O que é bem péssimo, já que ela tá terrível em votos de fãs no Queendom, é só ver o caos torando no ultimo ranking).

Loona – Pose

Loona pegou uma demo delas e colocou um single club house, e isso poderia ser muito bom se Pose fosse uma faixa boa, só que o club house virou mais um PC Music do que música de vouging, e isso matou toda a aura da música, tá mais parecendo uma música do Show Me The Money do que do Queendom, nem sei como pode ser a performance delas, mas olha, quanta decepção.

VIVIZ – Red Sun!

Que demo do GFriend de verão mais insossa foi essa? Eu sei que foi real uma demo descartada das meninas durante a fatídica época como criaturas da HyBe (Imagina se isso sai no lugar de Apple?! Que disperdício!). A faixa até que se esforça no refrão, ficou até uma melodia alegre.

Tem um quê de jazz, lembra alguma demo que estaria em A Princesa e o Sapo, ou até mesmo em Coisa Mais Linda, seria tudo na verdade. E assim, elas conseguiram se destacar das três anteriores por ser a mais colorfull dentro da proposta delas.

WJSN – Aura

Outras que fizeram uma música mais pela performance do que para ser single mesmo foi o Cosmic Girls. Como provável elas entregaram um segundo Full Álbum com o comeback sucessor do Queendom, então é até interessante guardar as melhores. E essa aqui, se tivesse um refrão mais explosivo, seria a Guerilla da temporada, mas não, decidiram segurar um pouco a mão, precisava de mais mágica e explosão.

A música tem a intro em inglês, esse caminhar mágico no começo, mas faltou um gás real no refrão mesmo, poderiam até bancar um remix mais místico real. Ficou com cara de b-side delas, o que não é falar mal, elas transformaram Pantomime em um hino no programa.

Brave Girls – Whistle

E a melhor foi a do Brave Girls, elas lembraram que são as novas rainhas do verão, pegaram o que deu certo nos singles de verão anteriores e colocaram aqui. E diferente da Hyolyn, o single ficou longo e bom de ouvir. A faixa ecoa senhora de idade com o calcitran atrasado sentadas com cadeiras, champanhe em taças e muita pirotecnia atrás para disfarçar que elas tão sendo simples.

E quanto ao ranking, o óbvio é…

  1. Brave Girls
  2. WJSN
  3. VIVIZ
  4. Kep1er
  5. Hyolyn
  6. LOONA

Mas assim, as três últimas poderiam facilmente intercalar entre si por serem ruins iguais e em situações diferentes, o top 3 não foi difícil de decidir, muito menos o primeiro lugar. Agora, não importa mesmo quem ganhar, provável que a final fique entre Loona e VIVIZ pelos diferentes apelos, internacional ou não, mas agora não importa, como em qualquer edição do Queendom, feminino ou masculino, todos ganham de alguma forma.

Publicidade

5 respostas em “Queendom 2: Comentando os singles do Comeback War”

Devo admitir que essas músicas cresceram no meu gosto depois de ouvir mais algumas vezes.

Acho que todas têm elementos muito bons; o problema é que os elementos ruins acabam prejudicando o conjunto da obra. A música do WJSN, por exemplo, tem uma intro longa demais (tudo bem elas fazerem essa intro na performance, mas não precisavam colocar na versão de estúdio) e os primeiros segundos dos versos são muito parados antes da música pegar no tranco. A do Loona teria funcionado muito se tivesse um refrão mais dançante em vez do trap que não combina com elas – mesmo caso da do Kep1er, cujo refrão é fraco demais. A das Brave Girls é a única redondinha, que não tem nada que precise ser ajustado.

No fim das contas, são as performances na quinta-feira que vão ditar o quanto essas músicas funcionam (ou NÃO funcionam). E estou curioso pra ver como algumas delas vão ficar: a do Viviz, por exemplo, tem muita ênfase nos vocais, e convenhamos que os vocais delas nos rounds 2 e 3 deixaram bastante a desejar (o que é uma surpresa, porque no round 1 elas cantaram direitinho). A do Loona tem muito foco no rap (elemento que elas não dominam muito bem) e não parece dançante o bastante pra uma coreografia elaborada (justamente onde o grupo é mais forte). As Brave Girls e o WJSN terão desafios distintos: as primeiras esbanjam carisma mas pecam na hora de entregar coreografias que saiam do básico sem comprometer os vocais; já as segundas têm execução impecável de canto e dança, mas falta mais carisma (pra sorte delas, o público coreano parece não se importar com carisma, daí elas nunca terem saído do top 3 enquanto as Brave Girls ficaram duas vezes em último).

Enfim, tudo pode acontecer. As estimativas calculadas das pontuações do Spotify e do YouTube (que foram encerradas ontem) indicam que as Cosmic Girls vão passar a Hyolyn e que o Loona vai pular do penúltimo direto pro segundo lugar no ranking – mas são as performances que vão render o maior número de pontos, e nesse quesito a Hyolyn domina…

Curtir

O fato do (G)I-DLE realmente ter lançado “Lion” como single, com MV e tudo, também ajudou bastante.

Kep1er, Loona e Brave Girls já têm comebacks anunciados (o das Brave Girls não é exatamente um comeback, mas enfim), então elas provavelmente não farão isso. A Hyolyn é quem tem mais chance de fazer, acho.

E o Viviz, se for esperto, também já deve ter começado a trabalhar no comeback (com a discografia rala delas como Viviz, se elas querem MESMO se descolar da imagem do GFriend, elas precisam lançar músicas novas o quanto antes).

Curtido por 1 pessoa

As músicas do Kepler, hyolyn e loona, parecem a mesma demo.

A do viviz me lembrou muito uma música da ui. Acho que elas vão tentar pegar uma carona nas músicas do OMG, tentando o mesmo nicho. BraveGirls está gostosinha.

Esse Queendom faltou força nas apresentações . E até agora não entendi porque o Loona não usou Star/Voice na fandora, é a que tem mais apelo internacional. E renderia uma apresentação incrível.

Curtido por 1 pessoa

Porque “Butterfly” é a música favorita tanto dos orbits como do próprio Loona. E elas disseram que a intenção delas foi fazer uma performance especialmente pros fãs.

O que talvez não tenha sido uma ideia muito estratégica em termos de competição (onde o ideal seria elas mirarem o público geral, que NÃO é fã delas), mas enfim…

(outro possível fator é o fato de a HaSeul não ter versos em “Voice/Star”; no último concerto do grupo, pelo que lembro, ela saía do palco nas músicas lançadas durante o hiato dela)

Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s