Categorias
Polêmica

Polêmica: Blogosfera sai no tapa para saber quais são as 100 melhores músicas de Kpop de todos os tempos

E aí, meu povo, como estão?

Carlos Sobrinho do E Vamos de Kpop teve uma ideia de juntar algumas figurinhas da blogosfera em uma ideia amigável de escolher as 100 melhores músicas de kpop. Resultado? Deixamos o Walcyr Carrasco com inveja do barraco que aconteceu no nosso grupo, e o que foi exposto na TL de alguns nem chegou perto da lavação de roupa suja.

E claro que seria uma boa disputa, pois enquanto temos Dougie do Pop Asiático defendendo com unhas e dentes o DalShabet, o Lunei do Miojo Pop sendo espada e escudo do F(X), temos o Arthur do Aquário Hipster metendo a doida e tirando umas farofas bem gostosas, e tem eu socando o iKon e o Stray Kids na minha lista, porque eu gosto de farofa duvidosa.

E temos também a Rafa que odeia minhas indicações masculinas, e os que conheci recentemente, então não sei como zoar ou tentar zoar, Ásia Concept e Ásia Asiática.

E dessa lavação de roupa, eu escolhi umas 10 faixas, das 30 que escolhi, para defender perante à sociedade e à banca julgadora, esse incrível TCC de o porquê essas 10 faixas abaixo são as melhores, dentre as 100 melhores, de todo o Kpop atualmente.

IU – Eight

Eu poderia facilmente chegar e falar de toda a construção pop rock da melodia de Eight, eu poderia contar que a direção de arte é impecável, e essa mescla de 3D, 2D e vida real é fofíssima, mas vou apelar para o sentimental. Eight fala sobre a Sulli do F(X) e do Jonghyun do Shinee, então toda a carga emotiva que a melodia conversa com a letra e com o visual já delimita muito que a IU conseguiu entregar uma obra prima com essa faixa aqui. Pode não ser A melhor da IU, mas ela conseguiu que todo o contexto a faça subir como uma das melhores.

Oneus – Luna

Recém nascida, recém saída do forno, Luna do Oneus conseguiu mesclar vários aspectos do conceito tradicional coreano. Ela tem muitos traços de Shangri-La do VIXX, mas conseguiu superar todas as expectativas e todos os melismas que a faixa das cria da JellyFish deixou passar e deixou entediar. Com Oneus, eles conseguiram elaborar uma melodia que fosse deixando surpresas do começo ao fim em todos os refrão, não ficando linear até nesse aspecto, é uma boa música, ela é inteligente como a forma que foi elaborada, então realmente essas pocs merecem estar nesse TOP 100.

April – Lalalilala

Naeun tinha que ter batido em alguns desses da blogosfera só por ter votado não nela. E como Lalalilala é a filha digna de Mamma Mia do Kara (Apesar de não ter todo o quê sensual que a faixa mãe possui), eu acho mais que justo ela aparecer no TOP 100 de melhores faixas, a melodia te abraça, vai te colocando mais e mais para dançar, o visual impecável com MV, não tem como sentir raiva ouvindo essa música, é uma melodia que realmente agrada.

(G)I-dle – Lion

Melhor faixa do grupo e uma forma de honrar essas mulheres que talvez nem tenham mais um comeback. Lion tem todo uma classe, é uma faixa poderosa, a melodia apresenta aquele ar de guerra medieval que vai te colocando para cima, dá uma forma no interior. Aqui a Soyoen fez mágica, não sei porque falam que ela parece com Hann, talvez pelo conceito dark, sei lá. Apesar disso, segundo vozes de alheios, Lion consegue ter uma força enorme, por tudo que a faixa representa.

F(X) – When I’m Alone

Melhor b-side do F(X) do álbum 4Walls. Se as quatro paredes não te agraciarem, essa faixa irá, a melodia ela te abraça, ela te cativa, ela coloca seus pensamentos ruins para o lado e deixa você numa paz de espírito impecável. E nem precisamos citar o quanto a referência retrô conseguiu sair bem feita antes da onda chegar no Kpop.

Dia – WooWa

Você tem preconceito com periféricas que dançam retrô com um sample de Street Figher? Então, alguns tem, e decidiram votar não para a faixa. Apesar de WooWoo ser a mais famosa do DIA, WooWa conseguiu abraçar o retrô de uma força inusitada, que hoje seria moda e apenas faria as meninas passarem batido, mesmo que na época ela tenha passado batido até dentro do Kpop underground, o que é uma pena. Disso, mesmo com o DIA tendo um provável disband agora em 2022, seria justo indicar essa faixa como a melhor, pelo crescimento e pela justiça com as periféricas.

Shinee – Lucifer

Você tem preconceito com faixas que se aproxima do hyperpop e que causam caos entre os religiosos? Alguns da blogosfera tem.

Lucifer do Shinee é incrível, a faixa te caminha por pop experimental, é uma melodia que abraça de uma força intensa, ela vai te carregando e te faz dançar, é uma title poderosa. E claro, creio que não tenha nenhuma faixa nesse TOP 100 que trará um olhar raivoso de religiosos, e nesse caso é justo trazer certos virais.

Weki Meki – Cool

Vocês têm preconceito com periféricas que lançam um pista dançante a la Ru Paula Corrida de Drags? Então, a blogosfera tem.

Weki Meki pode não ter a melhor discografia do Kpop, talvez uma das mais cacofônicas que o Kpop tem, o Teen Crush delas chega a ser perturbador, mas que Cool foi uma das melhores de 2020, uma das melhores do grupo e muito melhor que vários grupos de alto hype por aí, isso é fato concreto e podemos ouvir em Cool. A melodia é um pop eletrônico fritação, que tem carão e vouge, que tem todo o poder de agradar as massas por aí. Doyeon e amigas fizeram lindo nessa, e merecem receber louros por essa aqui.

BoA – CAMO/Woman

Mas essas aqui, deveriam presos por homofobia, machismo e preconceito com gostosas que desfilam de cabeça para baixo. Assumo que não sou lá muito fã da discografia da BoA, mas também assumo que ela possui faixas impecáveis, e dentre elas temos Woman e CAMO. As duas são muito fanservice, que quer que os fãs lembrem que ela é rainha dos LGBTQIA+, que ela abraçou a gente quando ninguém tentou lá em 2008, se não me engano.

E aqui ela fez muito bem, as suas faixas apresentam construções diferentes. CAMO é um pop mais eletrônico, a faixa tem um refrão que não é cantado, mas não chora num drop renebroso, também uma linearidade com o resto da faixa, subindo de um forme chique e classuda, é até semelhante ao que o Weki Meki fez, mas sem esse poder instrumental, ela soube agradar com pouco.

E Woman é um R&B sensual puxado ao pop, ela entregou totalmente na persona poderosa que esse single precisa, ela colocou todo mundo em um ás para dançar, ela realmente deixou mais um pouco de seu legado na história.

Atualização: Wendell e eu colocamos Woman, então mudarei a minha

Mamamoo – Decalcomanie

Mamamoo são rainhas, tem N faixas icônimas, mas Decalcomanie é o clássico delas, misturando aquele retrô que amamos com o vocal que eu amo. Apesar dos erros de ultimamente, porque parece que de AYA só foi ladeira abaixo, mas aqui elas fizeram muito, a maior delas.

E essas são as minha apostas e defesas, se não não votar nelas, já sabem, há preconceito escancarado contra vinhados, pobres e mulheres. E quanto as minhas referências que usei para fazer minha defesa, como bom TCC.

Referências bibliográficas:

  1. Não foi preciso
  2. Eu sei o que eu falo
  3. Arial 12
  4. Times New Roman 11
  5. Dê voz às pocs do Oneus

4 respostas em “Polêmica: Blogosfera sai no tapa para saber quais são as 100 melhores músicas de Kpop de todos os tempos”

Espero que essa lista não deixe de incluir:

– “Bar Bar Bar” das Crayon Pop

– PELO MENOS uma música do LOONA (mesmo que seja solo ou de unit)

– PELO MENOS uma música das garotas bonitas do AOA

– “Gangnam Style” do PSY (que, convenhamos, foi um marco cultural – e mesmo havendo músicas melhores, ela ainda assim é bem divertida e agradável)

Curtido por 1 pessoa

Sim!

Sei que “Gangnam Style” acabou enjoando por um tempo de tanto que tocava (o famoso efeito “My Heart Will Go On”), mas devo dizer que escutei essa música ontem e, pra mim, ela envelheceu muito bem.

Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s