Categorias
Chung Ha Time Machine

Time Machine: Chung Ha sai da linha IOI e debuta solo com Why Don’t You Know…

E aí, meu povo, como estão? E vamos voltar ao passado de dona Chung Ha e ver e o que sabemos no debut dela.

Depois de um sucesso estrondoso no grupo IOI, Chung Ha decidiu fazer uma escolha complicada, que foi de seguir em carreira solo. Mas pensando que ela já apresentara um background bem elaborado, pois saiu de um grupo forte, em que ela mesma ajudou a coreografar um dos comebacks do grupo, que foi Watta Man, além de ser uma excelente dançarina e vocalista, ela tinha tudo para ser uma solista de mão cheia.

E, hoje em 2021, vendo o que ela conseguiu, está mais do que claro que ela foi a principal representante do IOI e que seguiu com o sucesso do grupo (Aliás, creio que ela e o Cosmic Girls sejam as únicas pós-IOI com full álbum).

Chung Ha debutpu perto do verão, e nada mais do que em 2017 seguir a moda do Tropical House ou do Reggaeton. Why Don’t You Know segue uma linha refresh, trazendo um instrumental nem tão original, mas que soube aproveitar bem o vocal da solista, em que ela carrega o refrão, que é dividido em duas parte, com melismas e com passos de dança bem viciantes (Ah se o TikTok existisse na época).

Aliás, sobre o MV, esse aqui foi super bem elaborado, ainda mais vindo de uma empresa pequena. Claro que o IOI e toda a fama da Chung Ha ajudou a MNH construir seu pequeno império, mas podemos ver como tudo foi bem elaborado. Certo que aquele monte de golfinhos em CGI nadando no meio do nada num imensidão desértica é algo super sem pé nem cabeça, mas precisavam intercalar com as cenas dela fazendo carão e soltando a raba para rebolar.

Também tivemos aquelas cenas em que ela mergulha num mundo subaquático, que ajuda muito nesse conceito dos golfinhos, então não parece aquele pesadelo de se ver.

O mini álbum foi quase um visual, pois quase todas as faixas tiveram um special clip se quer. A intro Hands On Me, que dá nome ao EP, é uma mescla de jazz com hip–hop, o que permite a cantora soltar uns movimentos de dança bem elaborados, para uma introdução de um show. E foquemos na abertura de pernas que aquela mulher faz.

Make A Wish é uma mescla de funky com jazz, é uma faixa que tenta ser divertida, mas ela tem uma seriedade que não convém com ela. Mas o divertido é que essa faixa pode ser encarada como séria, mas ela carrega uma diversão que com conversa. É uma dualidade interessante entre os sintetizadores e o eletrônico ao fundo, dando esse aspecto de música de show de mágica.

Cosmic Dust parece trilha sonora do jogo Mario Galaxy, tem aquele toque de piano bem dramático, tem a Chung Ha num special clip sentada numa cadeira com um microfone, dando aquele ar de OST, de música de término. É uma balad vocal bem feita, apesar de que a própria iria apresentar melhores.

Week foi um pré-release praticamente desse debut, mas seguiu aquilo que comentei de Cosmic Dust, é uma balad vocal bem feita, em que ela entrega bons vocais, mas acaba sendo passavel hoje.

Chung Ha entregou um bom debut, mas é aquilo: metade das faixas são balad vocals passaveis, a outra metade são faixas muito boas, e claro que eu preferia que Make A Wish tivesse sido o pré-release, mas naquela época não tínhamos isso, hoje certeza que ela seria a title principal por Why Don’T You Know ser a música mais genérica da lista HOJE. Mas sabemos que tudo valeu a pena para a solista para ver onde ela chegou.

5 respostas em “Time Machine: Chung Ha sai da linha IOI e debuta solo com Why Don’t You Know…”

Na epoca não gostava muito de why don’t you know, pra mim a voz dela estava muito esganiçada nessa epoca, mas com o passar dos anos temos umas das melhores solistas da nova geração.

Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s