Categorias
KPop

Comentando os indicados ao MAMA 2020

E aí, meu povo, como estão? Viram algum barraco sobre o Mama no Twitter? Amém que eu fiquei longe ontem?

Então, eu costumava trazer esse tipo de pauta sobre as premiações estadunidenses, mas perdi o hype com elas. O mesmo tem acontecido com as premiações coreanas, mesmo que eu só tenho acompanhado as apresentações mesmo. Contudo, é um assunto que sempre rende brigas e intrigas, além de views, então vamos comentar cada categoria e o que eu acho das indicações.

Best New Male Artist ou Rookie Masculino:

Indicados: Cravity, MCND, TOO, Treasure, WEi

Quem deveria levar: Treasure

Quem a MNet vai premiar: TOO ou Cravity

Que o grupo da YG é o rookie masculino do ano, nem tem o que comentar, os meninos estão movendo dinheiro sem se esforçar muito, e como não tivemos nenhum programa da MNet que soltasse álgum grupo (Teve aquele da Big Hit, o Enhypen, mas eles ainda não debutaram). Contudo, a MNet entrega sempre para seus queridinhos (IOI, Wanna One, IZ*ONE. X1 só não levou por causa da polêmica), então eu considero o TOO, ou o Cravity por ser da Starship e a empresa comprar o prêmio, assim como comprou as vagas.

Best New Female Artist ou Rookie Feminino

Indicados: Cignature, Natty, Secret Number, Weeekly, Woo!Ah!

Quem deveria levar: NAtty ou Weeekly

Quem a MNet vai premiar: Natty ou Weeekly

De todos os rookies, ninguém apareceu expressivamente nos charts que não seja o LunarSolar, o qual foi boicotadíssimo do MAMA. Weeekly foi o grupo com mais vendas, cerca de 22 mil cópias só do primeiro EP, ainda sem informações do segundo. Os demais grupos venderam menos de 10 mil cópias de seus singles ou mini álbuns. Ou a Natty por ser ex-Ninetten e quase Twice.

Best Male Artist:

Indicados: Kang Daniel, Park Jin Young, Baekhyun, Zico, Taemin

Quem deveria levar: Quem pegou mais All Kills ou Taemin

Quem a MNet vai premiar: Kang Sem Sal Ex-Wanna One Daniel

Não sei quem é Park Jin Young, Kang Daniel com o seu álbum lotado de Taki Taki nem deveria por os pés na premiação, só para segurar a bolsa da Jihyo, Baekhyun como Bieber coreano nem deveria ter lançado Candy. Por fim, ficamos com o Zico e sua Any Song que por lógica deveria ganhar, mas como os artistas de hip-hop são boicotados, o certo seria o Taemin. Mas vamos ver para quem a MNet vai puxar a sardinha mesmo.

Best Female Artist:

Indicadas: Sunmi, IU, Chung Ha, Taeyeon, Hwasa

Quem deveria levar: Qualquer uma eu já fico feliz

Quem a MNet vai premiar: IU ou Hwasa

Sunmi lançou 3 singles esse ano, sendo um OST, um solo e um feat com o JYPark, IU lançou um feat com alguém do BTS e me fez chorar naquele MV perfeito, Chung Ha trabalhou mais que artista nugu lançando OSTs, CFs e singles, Taeyeon veio com um full álbum, um repacked, um single digital, mais alguns OSTs e uma foto de 13 anos do Girls’Generation, Hwasa lançou seu primeiro mini álbum e está no TOP 10 da Melon desde então. Ou seja, quem levar eu fico feliz, mas a lógica mesmo seria a Hwasa Maria.

Best Male Group:

Indicados: EXO, GOT7, NCT, Monsta X, Seventeen, BTS

Quem deveria levar: Qualquer um menos o BTS para vermos as Armys nervosas

Quem a MNEt vai premiar: BTS com fanbase que vai cometer um atentado contra a emissora se eles não levarem

Zoeira a parte, nem tem graça comentar, pois BTS consegue vender e render mais que os demais.

Best Female Group:

Indicados: BlackPinK, Twice, Red Velvet, Mamamoo, IZ*ONE, Oh My Girl

Quem deveria levar: BlackPink

Quem a MNet vai premiar: IZ*ONE ou Oh My Girl

BlackPink vendeu mais que todos os grupos juntos, basicamente. Mas como elas são da YG e a MNet está nem aí para a YG e deve boicotar mesmo, então vai puxar a sardinha para o IZ*ONE. Claro, se ela quiser ignorar as meninas por serem Produce, vamos de Oh My Girl por serem o grupo que mais despontou, pois o resto manteve a fama, ou pouco aumentou.

Best Dance Performance Male Group:

Indicados: Inception (Ateez), Obssession (EXO), Kick It (NCT 127), Can’t You See Me? (TXT), Dynamite (BTS), Left & Right (Seventeen).

Quem deveria levar: Qualquer um menos o BTS para vermos as Armys nervosas

Quem a MNEt vai premiar: BTS com fanbase que vai cometer um atentado contra a emissora se eles não levarem

Das coreografias daí, os únicos que teriam força para concorrer contra o BTS no quesito coreografia, seria o Seventeen, mas o Esqueda e Direita deles não tem uma coreografia legal. Se fosse com Home’Run, eu até suspeitaria. Tirando ele, talvez o TXT leve, mas acho difícil ainda.

Best Dance Performance Female Group:

Indicadas: How You Like That (BlackPink), Wannabe (ITZY), More & More (Twice), Psycho (Red Velvet), Secret Story of The Swan (IZ*ONE), Nonstop (Oh My Girl)

Quem deveria levar: IZ*ONE

Quem a MNet vai premiar: ITZY, Twice ou Oh My Girl

Eu fiquei bem em dúvida. Tirando BlackPink, que a coreô não é nada demais comparada às demais, todas são boas para levar o prêmio, até porque ITZY tem uma das coreografias mais complexas dos GGs novos. Mas qualquer uma que levar, eu vou gostar.

Best Dance Performance Solo:

Indicados: Who u Are (Kang Daniel), Pporappippam (Sunmi), NuNu NaNa (Jessi), Criminal (Taemin), Maria (Hwasa).

Quem deveria levar: Jessi

Quem a MNet vai premiar: Hwasa

Jessi é artista de hip-hop mais expressiva esse ano, então seria a lógica, mas a MNet boicota esse estilo, então a Hwasa seria a segunda opção mais lógica. Tirando Who U Are, o resto seria uma boa ganhar, nem que fosse uma medalha de latão pela indicação.

Best Vocal Performance Group:

Indicados: Hold (Winner), Late Night (Noel), I’m In trouble (Nu’Est), Dear (Davichi), Hip (Mamamoo)

Quem deveria levar: Mamamoo

Quem a MNet vai premiar: Mamamoo

Mamamoo é vocal, pronto. O resto é resto. E Hip foi um viral para elas.

Best Vocal Performance Solo:

Indicados: Square – 2017 (Baek Yerin), Candy (Baekhyun), Blueming (IU), My Christmas Wish (Jung Seung Hwan), Spark (Taeyeon)

Quem deveria levar: IU ou Taeyeon

Quem a MNet vai premiar: IU

Só conheço Candy, Spark e Blueming, mas essa Baek Yerimn tem feito um bom barulho, não sei se expressivo para ganhar, assim como Jung Seung Hwan. Dos que conheço, só gosto de Spark, então meu pedido seria para ela, mas IU é queridinha da Coreia, né?

Best Band Performance:

Indicados: Zombie (Day6), Bloom (MC the MEX), Oh Really (N.Flying), Tiger is coming (LEENALCHI), Help (Hyukoh)

Quem deveria levar: Day6

Quem a MNet vai premiar: Quem vendeu mais ou Day6.

Só conheço Day6 e N.Flying, mas Zombie ganha em qualidade, até pelo próprio EP ser ótimo.

Best Hip Hop & Urban Music:

Indicados: Giriboy (EUL) , YUMDDA (AMANDA) , Lee Hi (Holo), Zico (Any song), ChangMo (METEOR).

Quem deveria levar: Lee Hi ou Zico

Quem a MNet vai premiar: Zico

Nem tem o que falar daqui. Primeiro, a Jessi boicotadíssima levaria com certeza, ms como colocaram esse povo aqui, então vai o ZICO que barrou o BTS por algumas horas.

Best Ost:

Indicados: Gaho, Joy, Baek Yeri, Jo Jung Suk, Sandel

Conheço nenhuma, e a Joy deve levar.

Best Collaboration:

Indicados: JYP e Sunmi, Bol4 e Baekhyun, Sung Si Kyung e IU, IU e Suga, Sico e Rain

Quem deve levar: JYP e Sunmi

Quem a MNet vai premiar: IU e mais alguém

Por apelos favoritos, iria o JYP e a Sunmi, assim premia um velho de guerra que solta o cheque sempre além de uma solista ótima, abrindo espaço para o resto da feira das indicações anteriores. Mas a IU deve levarm independente de quem for o homem junto, mas eu tenho mais preferência pelo feat com o Suga.

Música do Ano/Artista do Ano/Fanbase mais influente:

Quem ver a lista de indicados no post do intagram que eu marquei, verá que a lisat é enorme, pois a MNet tem aquela estratégia de quem for indicado nas anteriores, merece estar nos prêmios principais. Assim como o Dougie disse no post dele, onde tiver BTS, nem adiantamos esperar outro prêmio diferente, tanto que música do ano são as mesmas citadas acimas, assim como artista e sua sus respectivas fanbases.

Aliás, vejam o post do Dougie, pois eu morri de rir. Então esses são meus comentários do MAMA. O MAMA 2020 vai ao ar no dia 6 de dezembro, devo trazer os comentários das premiações na segunda, pois domingo estarei fazendo prova, então não poderei ver (E olha a minha cara de que aguento 6 horas de uma premiação que nem entendo o que tão falando).

***

Oi, pessoal, como vocês estão? Então, vim aqui fazer uma promoção minha. Para quem não sabe, eu também sou escritor autônomo e independente, possuo algumas histórias publicadas no Wattpad e no Nyah! Fanfiction. Deixarei os links abaixo para quem quiser me seguir lá e me acompanhar, estarei fazendo postagens novas, além de revisões das histórias já lançadas.

Agradeço desde já, do fundo do meu coração, quem puder fazer isso.

Clique aqui para ir ao Nyah! Fanfiction!

Clique aqui para ir ao Wattpad!

5 respostas em “Comentando os indicados ao MAMA 2020”

O MAMA, assim como todas as premiações musicais coreanas (e boa parte das premiações musicais mundiais), é extremamente previsível, então confesso que nem me interesso em tentar adivinhar vencedores porque serão escolhas óbvias (e se seu favorito estiver na premiação, você já sabe que ele VAI ganhar alguma coisa).

O mais legal mesmo é ver os shows, já que no MAMA os grupos e solistas podem finalmente fazer uma apresentação mais elaborada, apresentar um medley ou um remix, em vez de simplesmente cantar/dublar o single exatamente da mesma forma pela enésima vez.

Curtido por 1 pessoa

Verdade.

Em compensação, o MAMA tem o mérito de levar gente de fora da Coreia do Sul pra cantar lá também, como a Jolin Tsai e a Koda Kumi. Inclusive seria um sonho uma das duas (ou AS DUAS) aparecendo lá este ano de novo (mas a Kumiko tem que largar o recato pós-maternidade e voltar a fazer piranhagem e baixaria no palco).

Curtido por 1 pessoa

GFriend, (G)I-DLE e Apink foram esnobados na cara dura. Okay, em questão de resultados esses três ficam apenas um pouco abaixo dos indicados, mas mesmo assim…dava pra dar uma diversificada. Mas como já estou cansada de saber, nunca vai rolar isso.

Em contrapartida, Oh My Girl, que durante anos foram ignoradas agora estão sendo exaltadas e eu quero deixar o meu “já não era sem tempo” pois pra mim desde que conheci o grupo soube que mereciam muitos mais.

Mas todos nós sabemos que talento, inovação e boa execução tá longe de ser critério pra ganhar MAMA

Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s