Categorias
Polêmica

Polêmica: KPop indicado ao VMA e a ausência do BlackPink

E aí, meu povo, como vocês estão? Tudo de boa ou causando no Twitter?

Ontem saiu os indicado do Vídeo Music Awards, aka, VMA 2020, e desde o ano passado há a categoria Best Kpop, além de algumas outras categorias em que o BTS bate presença.

Além de polêmica, porque tem fandom que não entende regras, vamos falar sobre as categorias amais que os nomes coreanos apareceram.

ON do BTS apareceu, além no Best Kpop, como Best Pop e Best Coreography. Por dedução óbvia, eles devem levar o prêmio de melhor Kpop e melhor coreografia, o que já é lucro aos Kpop em si. Agora, eu acho difícil eles levarem também o de Melhor Música Pop quando temos Ariana Grande e Lady Gaga com Rain on Me, Taylor Swift com Lover (Não sou lá muito fã dessa música, mas ela é queridinha do VMA) e Halsey com You should be sad.

Agora, sobre o Best Kpop, tivemos nomes já esperados e até nomes mais novos concorrendo.

Monsta X já é figura carimbada quando falamos de alcance mundial, eles ficam bem atrás do BTS para os machos do kpop, mas junto de GOT7 e EXO, eles são bem expressivos nos EUA. Achei tosquíssimos eles estarem com uma música não coreana concorrendo? Sim. Follow e Fantasia mereciam mais? Sim, mas não tiveram grande alcance nos EUA, e a gravadora deles, provavelmente, fez a inscrição deles com o álbum inglês deles.

Sendo a era mais aclamada das meninas, era esperado elas baterem presença com essa música (Até porque Umpah Umpah não foi tão forte nos EUA), foi uma indicação excelente, além de ser uma das favoritas de muitos fora da bolha.

Big Hit soltou o cheque para a MTV e seus dois grupos aparecem como indicados. Para um grupo rookie, parabéns aos meninos, mesmo eu achando essa música bem chatinha da trilogia de debut deles.

Assim como Red Velvet, Oh my god é a era mais expressiva e famosa do (G)I-dle, fico bem feliz com a indicação das meninas, sabendo que é uma era que a maioria não goste pelo conceito ser bem estranho e forte nas letras.

Outros que bateram presença foi o EXO que, como falei do Monsta X, também são bem fortes. Fiquei surpreso não ter o SuperM, mas isso vai da SM mandar o nome de cada grupo, então provavelmente decidiram só colocar o EXO e tals (Ou até mandaram o nome de vários, mas a MTV mudou de ideia, ainda mais que já tinha 2 da SM).

Contudo, agora vem a maior polêmica: MAS CADÊ O BLACKPINK?!

Isso a gente explica muito bem. Como qualquer premiação, tem um tempo mínimo e máximo para a bancada da MTV colocar os nomes em cada indicação. No caso do VMA, o prazo é entre setembro e maio/meados de junho.

Nesse caso, Kill This Love, por ter saído em abril de 2019, foi indicado ao VMA 2019. How You Like That, por ter saído no FIM de junho, será indicado somente em 2021. Mas sabemos que ficará esquecido porque o full ábum THE ÁLBUM deve ter músicas mais emblemáticas e clipes melhores para a Universal/Interscope indicar.

O que me espanta mesmo é a falta de indicação do Twice e GOT7, mesmo com Not By The Moon ou Feel Special/More&More, ou até mesmo do ITZY com Wannabe. Mas, como esse tipo de situação vai da empresa indicar os nomes à premiação, não sei como isso se deve. Até porque todos os indicados ao Best Kpop tem contrato com empresas estadunidenses e já lançaram músicas sob o selo dessas gravadoras. Não sei se com os grupos da JYP isso já ocorreu, o que explicaria a ausência desses 3 nos indicados.

E essa foi a minha análise curta e grossa sobre o VMA, espero ter esclarecido algumas coisas, cuidem-se e até.

4 respostas em “Polêmica: KPop indicado ao VMA e a ausência do BlackPink”

Uma pena o LOONA não ter sido indicado. Quer dizer, tecnicamente VMA significa VIDEO Music Awards; embora várias pessoas não tenham gostado da música So What, acho que é inegável que o MV dela é impecável.

Uma pena. Mas considerando que Justin Bieber está indicado e Rina Sawayama não está, já não estava empolgado com o VMA deste ano, mesmo (aliás, já faz ANOS que o VMA não me empolga; mesmo quando a MTV indica gente que eu gosto, de alguma forma a cerimônia quase sempre é bem fraca).

Curtido por 2 pessoas

Verdade, o Loona foi largado no churrasco tbm!
Mas como eu disse, vai da empresa mandar o nome e toda a burocracia, além de que os indicados tem contrato com gravadores dos EUA (Tanto que o Monsta X foi indicado com um álbum não feito somente pela Starship)

Curtir

Uma outra coisa que me chateia é ver Dua Lipa sendo indicada só nas categorias técnicas, sendo que ela tem cacife suficiente pra concorrer junto a Lady Gaga, Halsey e tantas outras cantoras pop nas categorias onde o próprio artista é quem ganha o astronauta de prata. Mas essa “cancelada” dos EUA em artistas britânicos não é de hoje, também

Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário