Categorias
SM

Produtor quase mata discografia do EXO e do NCT 127

E aí, meu povo, estão bem? Consumindo o wi-fi enquanto ficam em casa?

Nessa semana, saiu uma nota de que um produtor saiu/foi demitido da SM Entertainment. Com isso, a empresa tentou comprar as produções que ele assinava. Porém, a SM sempre foi horrível para pagar seus produtores, idols e sabe sei lá mais com o que, então ele bateu o pé e não vendeu as faixas deles.

O que isso significa? As músicas que ele assina não podem ser comercializadas sem a autorização dele, como em DVDs, comerciais e semelhantes. Eles podem continuar apresentando em shows e tals, mas nada televisionado ou vendido.

Um caso bem semelhante foi a versão coreana de Into The Unkown, trilha sonora de Frozen 2, que foi feita pela Taeyeon. Ela cantou em shows, fancans saíram pelo mundo todo, porém não entrou na versão do DVD, porque os direitos são da Disney e não da SM.

Mas vamos ver quais foram as faixas excluídas e tals?

As que menos sofreram com isso foi Red Velvet, já que Rookie e Really Bad Boy foram as únicas, o que foi uma comemoração para muitos, pois são as duas titles do lado Red delas que o pessoal a fora não gosta muito. Eu mesmo sou apático com Rookie, mas amo demais RBB. Além delas, BoA também perdeu apenas duas músicas, ambas do 9º álbum de estúdio Woman, duas b-sides. Amo Encounter, Good Love eu acho bem qualquer coisa.

Outros que sofreram uma perda até que pouca foi o Super Junior, com seus quase 15 anos, de toda a discografia, apenas 5 músicas que eu nunca nem vi a fanbase apoiando, então creio que poucos sofreram.

Com 12 anos de carreira, Shinee teve umas perdas até que grandes, o grupo em si foram 6 músicas, a maioria do álbum de 10 anos do grupo e com todas em homenagem ao Jonghyun. Eu creio que nem se pagassem bem eles fariam a live dessas músicas pelo contexto emocional e tals. Fi também uns músicas do Taemin, mas dá uns full álbuns a ele que está tudo certo, ele está bem ativo como solista. Ele também barrou Only One You Need, uma faixa do Jonghyun.

Quem também sofreu uma leve perda foi o Girls’Generation, falecido ou não, com A ÚNICA BALADA VOCAL DECENTE COREANA, a perfeita One Last Time. Com isso, serei obrigado a ver apenas aquela fancam real do último show do grupo antes do hiatus para me contentar. De resto, só a Taeyeon que não poderá comercializar Starlight, All Night Long, One Day e Fine. Eu até que escuto essas faixas dela, mas não é lá grande coisa, ela tem b-sides bem mais marcantes, ainda mais baladas, do que essas 4.

Agora vamos falar daqueles que estão no título. Primeiro a porrada de units do NCT. Num total, foram 8 faixas, mas dividias nas units, só temos We Go Up, The 7th Sense e Cherry Bomb de titles, o resto é b-side e são raras aquelas que me dão alguma emoção de ouvir.

Agora, amigos, o EXO perdeu a discografia inteira, pelo amor, 15 faixas do grupo, sendo 3 titles 2 sub-title. Love Shot, Tempo, Ko Ko Bop, The Eve e Ooh La La La foram algumas das baixas mais emblemáticas deles. Claro, nada tão demais assim porque dessas todas envelheceram mal comigo e eu escuto se o Youtube coloca na linha. De resto, eu passo.

Claro, tudo isso seria facilmente evitado se a SM deixasse seus idols produzissem as suas tracks e tals, ou ao menos evitar que os produtores caíssem fora da empresa levando parte da discografia do pessoal.

***

Sairei do tema principal, mas isso é mais importante.

Pessoal, para quem me acompanha nas redes sociais, sabem que eu me posiciono em muitos casos, eu não poderia deixar de relembrá-los da situação em que estamos passando, com os protestos nos EUA, no Brasil e em demais lugares do mundo. Estou fora do meu local de fala e posso fazer pouco perante isso. Contudo, não podemos esquecer que o pouco que façamos já é uma ajuda, mesmo que dentro da nossa limitação.

Para ajudar o Black Lives Matter, acessem o site e vejam o que é possível para ajudar na causa, mantenham-se informados, compartilhem isso. É o que peço, muito obrigado, e até um próximo post.

Publicidade

2 respostas em “Produtor quase mata discografia do EXO e do NCT 127”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s