Creio que essa seja uma das pautas voltadas para a geopolítica da Península Coreana, onde se encontram, claro, as duas Coreias, do Norte e do Sul.
“Ah, mas Gui, o que essa situação tem haver com o Kpop?”. Vamos fingir que realmente vocês não sabem que um problema diplomático pode causar e atravancar uma das indústrias mais lucrativas da Coreia do Sul, como o Kpop em si. Um conflito entre as duas Coreias é algo já antigo, apesar de que nos últimos anos os dois países caminharam para uma trégua e um cessar fogo, mesmo que instável, pois a Coreia do Norte sempre busca mostrar seu poderio bélico para os países vizinhos, como Japão e Coreia do Sul.
Por hora, essa situação entre os países pode encerrar em nada, mas não podemos esquecer que Seul fica a cerca de 50 km da fronteira. Alguns misseis podem causar certo estrago na capital.
Em resumo da situação, houve um implosão de um prédio usado para encontros diplomáticos entre os países. Com alguns desertores indo ao país do Sul, espalhando notícias prejudiciais, o governo norte-coreano decidiu retaliar e destruiu um marco para possíveis novos acordes. A Casa Azul realizou um reunião de emergência para tomarem certas precauções.
Contudo, não podemos esquecer que o Kpop ainda é uma arma política que mantém os nervos de ambos países muito bem calmos. Grupo como Girls’Generation e Red Velvet já foram diversas vezes a encontros diplomáticos para showcases, além de serem grupos muito bem aceitos pelos governos norte-coreanos.
O que não podemos esquecer é que essas tensões também ocorre entre Japão e Coreia do Sul, assim como China e Coreia do Sul, aquele canto é intenso quando falamos em relações diplomáticas. Para quem quiser, posso trazer mais pautas que esses problemas diplomáticos já causaram problemas para os grupos e os idols.
***
Sairei do tema principal, mas isso é mais importante.
Pessoal, para quem me acompanha nas redes sociais, sabem que eu me posiciono em muitos casos, eu não poderia deixar de relembrá-los da situação em que estamos passando, com os protestos nos EUA, no Brasil e em demais lugares do mundo. Estou fora do meu local de fala e posso fazer pouco perante isso. Contudo, não podemos esquecer que o pouco que façamos já é uma ajuda, mesmo que dentro da nossa limitação.
3 respostas em “Nova tensão entre Coreias”
No começo estranhei a temática diferente do artigo, mas gostei muito; parabéns! Além de mostrar que essa tensão entre as Coreias afeta sim o k-pop, também é uma ótima forma de discutir geopolítica e contribuir para a formação de conhecimento dos leitores. Idem na divulgação do Black Lives Matter.
Em ambos os casos, torço por resoluções pacíficas mas que realmente tragam mudanças. Mudanças para melhor, claro.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado 🙂
CurtirCurtir
“Para quem quiser, posso trazer mais pautas que esses problemas diplomáticos já causaram problemas para os grupos e os idols.”
Gostaria sim, leria com certeza. Muito interessante você trazer esses tipos de pautas.
CurtirCurtido por 1 pessoa