Categorias
Análises Álbuns CRAXY Full Álbum/LP KPop Mini Álbum/EP S.A ITAINMENT

Álbum Review: O Projeto Pré-Debut do Craxy

Como eu disse no post solo do debut do Craxy, a empresa decidiu fazer um projeto pré-debut bem extenso para as meninas, não chegando ao que o Loona foi, mas ainda assim tivemos solo de cada integrante, além de um single de inverno em 2018. Então, vamos começar essa análise! (OBS: Vou seguir a linha cronológica dos MVs postados no canal da empresa).

O projeto começou com um especial de inverno com o que achamos que seria o nome do grupo, o WishGirls (Bem brega, por sinal). O MV tem aquela historinha de montar árvore, uma coreô básica. A música também não entregou nada demais a não o sample de We Wish You a Merry Christmas. De resto, se eu dependesse disso para gostar do grupo, teria abandonado. Claro que não podemos esperar nada do coreano médio que engole qualquer coisa que comemore a estação de natal.

Saiu, então, o primeiro solo de uma das integrantes, a primeira a ter certeza que ficaria no grupo, uma vez que debutaram com 5 o que antes era um sexteto. Woo-Ah entregou uma disco house bem chills, uma midtempo gostosinha de ouvir, mas que não marca vidas, mesmo com um refrão grudento. O MV está bem produzido, toda aquela estética de pista de patinação, os rollers, combina bem com esse estilo (Vimos DIA lançando Woowa na mesma vibe).

Depois, o ainda sexteto veio com um comeback de verão, uma continuação do MV de inverno, pelo que reparei. Acho que nada mais grita verão do que Tropical House, e Yours Is Mine bebeu dessa fonte até cansar. Como eu acho que esse estilo, atualmente, conversa melhor como b-side do que single de trabalho, então não sei bem o intuito desse lançamento nesse estilo. Claro, elas ainda estão bancando as fofas em um aegyo açucarado.

HyeJin foi a próxima a lançar o seu solo. Boyfriend apresenta o feat da Woo-Ah, a sua companheira de grupo (Super útil em trazer feats conhecidíssimos para a época). Ah, sobre a música, ótima esse descarte de Girlfriend da Avril Lavigne, super coerente com a época. Além disso, achei o vocal destoante da melodia, ficou bem estranho.

Chaey, também uma das trainees que debutou no CRAXY, lançou o seu solo. Sixteen está entre uma balada e uma midtempo, tem acordes mais animados que uma balada, mas não chega a uma mid. Ela é animada, bebe de qualquer música que a Taeyeon lançaria como b-side e que fosse animada a ponto de ela gostar e não tão animada para ela odiar. Não sei identificar ouvindo para que lado ela caminha, porque parece um tropical, e tem outra referência que não consigo identificar. Mesmo assim, a música é muito boa.

Faltava a baladinha, né amores? E isso ficou com a Swan, lançando uma balada vocal de piano com My Soul. Minha sinceridade? A música é muito bonita, o MV está bem feito, segue uma linha tons pastéis que também vemos em Sixteen, mas isso aqui você acha de bacia no chart da Gaon.

Por fim, o último solo é Ka Ka Ka, da KaRin, a rapper do Craxy. Por ser a rapper, era esperado algo mais underground, algo que qualquer rapper fundo de quintal lançaria sem pensar (Lembrou muito Baby Don’t Stop do NCT U). A construção em trap e hip-hop é bem genérica, sem inovar nada. O MV está bem feito e é o que salva.

O que é esse MV do WishGirls, eu já não sei, porque sai da essência do que elas lançaram como Craxy ou como solos. É um aegyo bem blé e tem umas integrantes aqui que eu nem sei de onde surgiram, talvez trainees da empresa, ou apenas elenco de apoio mesmo. Então, bem passavel.

O álbum no Spotify conta apenas com os solos, com a graça do bom Deus, porque os aegyos destoam demais da title. Para um pré-debut, elas erraram em muitos pontos que, se eu tivesse acompanhado desde o início, eu daria certeza que nem acompanharia o grupo e ficaria bem mais surpreso com ARIA do que eu realmente fiquei. Ou seja, ponto para elas em ambos os sentidos. Nem compensa em dar uma nota mesmo, porque, sei lá, o debut não tem anda haver com o lançado anteriormente, principalmente em grupo (Nem o nome se manteve).

Então é isso, até uma próxima, bebam água e beijinhos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s