Categorias
Álbuns CRAXY Full Álbum/LP KPop Mini Álbum/EP S.A ITAINMENT

Sem prometer nada, Craxy é o melhor debut de 2020

Craxy é um grupo que debutou hoje pelo selo da empresa S.A ITAINMENT. Com um single de inverno em 2018 para revelar as trainees do possível Wish Girls, o projeto pré-debut ocorreu mesmo apenas em 2019 com um solo de cada integrante e, em 2020, o single Universe para esquentar para a estreia delas com o MV de Aria (Era para ter saído no domingo, dia 01, mas os casos de coronavírus fez a empresa adiar o lançamento para essa manhã do dia 03).

Quando ouvi pela primeira vez, My Universe não me cativou muito, pois é uma balada vocal com um instrumental carregado no piano, evoluindo em muitas partes para trechos de ópera e banda. Porém, serve muito bem para mostrar o vocal das integrantes de forma limpa sem o excesso de efeitos ou uma melodia mais carregada de referências como o ARIA. O MV é de performance, o que também mostra a técnica para coreografia das meninas.

Por fim, temos Aria como o single de estreia das meninas. Quando eu vi o teaser pela primeira vez, eu fiquei receoso porque 3YE havia entregado um estilo semelhante no último comeback delas com Queen. Contudo, ao ouvir a música, percebi que não foi tão intenso como eu esperava que fosse, o que é um ponto para não ocorrer semelhanças, ainda mais que elas trouxeram muitas referências de instrumentais tradicionais coreanos para compor a melodia, que caminha em um EDM tryhard sem estourar em um refrão fritação com temos em Dun Dun do Everglow ou Ddu-Du Ddu-Du do BlackPink.

O MV me surpreendeu de um tanto, pois não esperamos o nível de produção desse nível para um empresa recente (Foi fundada em 2018), sem um nome forte por trás (Como BBC do Loona) e para um grupo que pode flopar legal na Coreia do Sul (O mundo vai abraçar, quer ver?). Assim como o instrumental, os cenários e figurinos caminham muito com o tradicional coreano (Se vermos a série Kingdom da Netflix, tem esse estilo). E a cena final do dance break é uma perfeição sem fim.

Como o debut acompanhou de um full álbum (?) contendo nove faixas, sendo os 5 solos das integrantes e os instrumentais de ARIA e My Universe, farei um outro post para comentar sobre eles, além do projeto pré-debut como um todo, talvez saindo amanhã caso não tenha alguma pauta mais urgente antes. Assim, não fico com posts compridos demais.

Se falarmos como um todo desses dois MVs e dos dois singles, eu dou 9/10 para o debut, porque My Universe perde ponto comigo por ser uma balada que não me atraiu no lançamento, nem agora faz parte das minhas playlist. Disso, espero que tenham gostado, apoiem as meninas e até uma próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s