Categorias
(G)I-dle Ateez Banana Culture BBC Cosmic Girls CUBE Everglow EXID Fantagio Girls'Generation/SNSD JYP KPop KQ Ent. Loona Pauta Aleatória Polêmica SM Starship Twice Weki Meki YueHua

Polêmica: A distribuição de linhas dos grupos

Não é de hoje que vemos as maiores brigas dos fandons com as empresas de seus grupos favoritos quando o assunto é distribuição de linhas. Claro, tem todo um processo para saber o porquê alguém canta menos, ou canta mais. Entretanto, tem casos que uns cantam demais e outros cantam uma mixaria de linha que nem aparece no MV direito. Um ponto importante disso é saber que grupos apresentam Rap Line, Dance line e Vocal line, sendo essa última aquela que cantará bem mais por motivos óbvios de serem os main ou lead vocals.

Vamos falar então de um grupo que há tempos que não falo: Girls’Generation, podem entrar. Apesar do grupo ter 9 integrantes na formação original, a distribuição de linhas, muitas vezes, era bem desleal. Exemplo, temos Kissing You.

Enquanto Yoona, Yuri, Hyoyeon e Sooyoung cantam menos de 5 segundos cada, a Seohyun engole 22 segundos de linhas. Óbvio que as que cantam menos não gostam nem dialogam muito com esse conceito aegyo, mas nem a Taeyeon, mas a fia cantam seus 19,5 segundos sossegados. Claro, se analisarmos outras músicas, como Catch Me If You Can, vemos uma distribuição mais leal. Taeyeon como 28 segundos enquanto a Hyo está com seus 15s? Sim, mas ainda sim, é melhor que 20 contra 4 de Kissing You, além do conceito ser muito mais a Hyo, exemplo.

Disso, vamos falar das reais injustiças. Porque se a integrante faz parte da Dance Line, e dança na frente, tem dance break, tem visibilidade no MV e coreografou a música, o que é cantar uns 10 segundos enquanto a fia que só canta tem seus 25s de linhas?

Everglow – Dun Dun

Acho que esse é o mais recente. Que a Mia é main vocal e main dancer, isso a gente já sabe, mas deram para a bonita os dois pré-chorus, os dois pós-chorus, e mais um break dance no final. Claro, ela ter isso não seria um problema se as coitadas da Yerin não tivesse os “You’re so done!” e a Onda os “So you had better run!” que tem na música. Os raps ficam com a E:U e a Aisha, nada de novo, e a Sihyeon canta bastante até. Então é insano essa joça toda, principalmente para um grupo rookie. Não sei o porquê a Onda e a Yerin cantam menos. Se fosse, por exemplo, no (G)I-dle em que a Shuhua não canta nada ou pouquíssimo porque já sofreu hate devido ao sotaque que ela tem quando fala em coreano, eu entendo a Soyeon dar poucas linhas até ela se adaptar, tanto que a bonita teve 20s em Lion contra as 0 segundos de Señorita, isso em menos de um ano, basicamente.

Weki Meki – Tiki Taka

Acho que esse aqui foi um dos que mais causou revolta, porque a coitada da Lua chegou no estúdio, deu um espirro, consideraram como linha e pronto: cantou 1s e lançaram a música. Como falei, é difícil um grupo grande ter uma distribuição de linhas mais leal, mas a mulher nem aparece no clipe direito, então isso causa ainda mais histeria. Mas eu meio que espero isso de grupos pós-IOI, uma vez que uma ou duas são as mais famosas do grupo pela fama do antigo grupo (Sendo Weki Meki e Cosmic Girls quem sustenta mesmo a fanbase, pois o Dia e o Gugudan tão no porão há tempos).

Twice – Like OOH-AHH

Repetindo, grupos grandes é difícil uma distribuição de linhas mais coerente, mas as Jihyo e a Nayeon engolem mais de 40 segundos cada uma no debut enquanto as outras 7 brigam pelo resto, sendo a Mina é a que canta relativamente mais com 18 segundos. Além do mais, como falei, tem todo o trabalho de quem coreografou e tals, quem tem dance break ou fica na frente, só que um debut é raro ver grupos inteiramente focados. Temos Ateez e (G)I-dle como exemplos, mas o papa JYP não deixaria seu mais novo grupo trabalhando 100% na title.

Qualquer uma do Sistar

Mesmo falecidas, o disband do Sistar foi bem pacífico, pois foi uma decisão das integrantes pelo disband, tanto que a música de final é uma baladinha vocal, bem estilo de despedida mesmo. Elas são amigas até hoje e até acredito que venha algum single de comemoração aos 10 anos de grupo. Agora, como elas seguram essa amizade, eu já não sei, pois eu não sei se ficaria nervoso cantando pouco enquanto outra canta mais de 90 FUCKING SEGUNDOS, ou se eu ficaria envergonhado de cantar muito e o resto nada. Meus amigos, 4 integrantes é facinho de distribuir, mas a Hyolyn comia mais da metade das linhas enquanto, por exemplo, a Bora ficava com seus 10 segundos. Podemos ver isso em um dos maiores hits do grupo, que é Touch My Body.

E, claro, não podemos esquecer algumas menções honrosas que todo o kpop gosta de comentar, como 4minute, EXID, Girls in The Park e mais uma cacetada de grupos grandes em que uma pequena parcela canta mais que todas as outras juntas, como Loona e Cosmic Girls. Eu até comentaria do Momoland, mas com atualmente 6 integrantes, deu para Thmbus Up ter uma divisão razoável. Ah, quem tiver interesse, WEE WOO do Pristin tem uma distribuição bem legal para um grupo com 10 integrantes.

E acho que deu para falarmos um pouco sobre isso. Espero que tenham gostado, quem lembrar mais grupos, falem dos comentários.

13 respostas em “Polêmica: A distribuição de linhas dos grupos”

Não sei se é verdade, mas lembro de ter lido que Something do Girl’s Day tem uma integrante que finge que canta o pré-refrão mas na verdade é só a dançarina principal dessa parte, não tendo nenhuma linha na música. E tem Elvis, o debut do AOA, com a Seolhyun tendo maravilhosos 0 segundos de linhas (e pensar que hoje ela é uma das que mais tem linhas; o que a popularidade não faz com uma carreira, né?).

Mas não sei se na prática isso é tão problemático assim. Tem um blog australiano, o Kpopalypse, que não sei se entende do que fala mas parece que sim, e ele já fez um artigo sobre esse assunto. O que ele comentava é que muitos jovens coreanos (e de outros países) que entram pra vida de idol não querem realmente ser cantores, só usam essa carreira como porta de entrada pra depois se tornarem atores, modelos, apresentadores ou outras profissões não necessariamente ligadas à música. Ou ainda, só pra fazer um pé de meia antes do eventual disband (é difícil um idol ganhar bem, mas como o filme Parasita bem mostra, não tá fácil pra ninguém, então ter isso ainda é melhor que nada).

E tem os que não se sentem confortáveis cantando, mesmo. A Junghwa do EXID é uma que falou que preferia ter poucas linhas porque não se sentia confiante com sua voz (felizmente nos últimos anos antes do disband ela pareceu ter ganhado confiança e começou a ter bem mais linhas).

Mas claro que deve haver casos sim de tretas por linhas. Aí é o caso de esperar a parte insatisfeita (geralmente só depois do disband ou de ser chutada do grupo, tipo a Jessica) resolver jogar o bolo de chocolate no ventilador.

Curtido por 1 pessoa

Ah, a propósito, no caso do Girls in the Park, sei que no começo a divisão desigual das linhas era porque as duas estrangeiras (a andrógina e a mais linda do grupo) falavam muito pouco o idioma coreano na época do debut. Se não me engano, a japonesa hoje participa bastante, sendo uma das rappers principais; já a taiwanesa continua quase sempre calada… mas com um sorriso daqueles, ela nem precisa de muito tempo de música pra conquistar o público.

E o LOONA é um caso peculiar, porque o debut delas foi bem desigual na distribuição de linhas mas o comeback em Butterfly (e as B-sides de Butterfly) já apresentava uma divisão bastante equilibrada, sem nenhuma integrante cantando muito mais ou muito menos que as outras. Infelizmente, em So What o problema da distribuição voltou… culpa do chefão da SM?

Curtido por 1 pessoa

Olha, eu sempre fiquei meio dividido nessa questão. Geralmente (principalmente na SM) quem tem poucas linhas são as pessoas com os vocais mais fracos. Muitos dos cantores ali nem cantar, só entraram no grupo pelos visuais (e nos sabemos que na Coreia a aparência importa muito!!! )
Algumas ex nine muses já falaram sobre isso.
Eu só não vou citar alguns nomes pq sei que a maioria dos fãs são cegos e não percebem que o ídolo favorito não canta nada (alguns até defendem dizendo que sai som da boca deles. Isso quer dizer que ele não é mudo, e não que cantam!)

Curtido por 1 pessoa

Eu talvez tenha uma opinião um tanto quanto problemática (para os fãs mais barraqueiros) quanto a isso. Para mim é assim: existem posições por um motivo

E eu não estou falando no sentido de “Ah, fulana é a única que sabe cantar mesmo, devia ter muitas linhas sim”. Eu simplesmente acho que é uma questão de praticidade. Os melhores vocais, e que consequentemente tem mais linhas, são aqueles que geralmente tem mais capacidade para cantar e dançar ao vivo.

Tem uma youtuber que é ex-idol de um grupo chamado Blady, o canal dela se chama soobieanie_ e ela tem um video falando sobre music shows, playback e tals:

Não é exatamente sobre distribuição de linhas, mas quando ela fala sobre playback (ou lip syncing como se fala em inglês) fica claro que geralmente as main vocals são mais propensas a cantarem sem muito playback ou com os pre recorded vocals mais baixos do que as outras cantoras, justamente por conseguirem carregar o peso melhor.

Teve até um outro idol, infelizmente não me lembro a fonte e nem quem foi, que falou que não se incomodava muito em receber poucas linhas pois sabia que se tivesse mais seria cobrado muito mais dele,

Agora dito tudo isso, eu ainda acho MUITA sacanagem dar metade da música para um integrante e só 1 ou 2 segundos pra outro. Okay, nem todos os integrantes tem capacidade carregar certas partes, mas tem muita linha em músicas que poderiam ser dadas facilmente a outros integrantes e ter o mesmo resultado

Além disso, acho que grupos muito grandes poderiam focar em certos membros a cada comeback. Claro que vai ter sempre aquele(s) que sempre estarão no spotlight, seja por popularidade ou habilidade, mas acho que tipo, focar em a, b e c em um comeback e depois em x, y e z em outro poderia dar uma equilibrada maior.

Curtido por 1 pessoa

Para mim em alguns contexto faz bastante sentido ter poucas linhas se a gata não consegue sustentar o vocal em shows e etcs, afinal kpop não é só saber cantar bem. Agora, entendo também que deva ter a questão do favoritismo, o que faz sentido considerando que kpop é indústria. E é muito difícil ver um grupo onde os membros são bons da mesma forma, acho que conheço mesmo só Mamamoo, mas no caso delas eu não sei se há um desequilibrios na quantidade de linhas, até onde me recordo é bastante equilibrado.

Curtido por 1 pessoa

A sensação que eu tenho é que no início o foco era na Solar, mas com a popularidade do grupo e com a fama de todas serem boas cantoras as coisas ficaram mais equilibradas. Ainda bem que eles não cometeram o erro de centralizar em um único artista e o grupo perder a coesão no geral – inclusive isso daria uma boa pauta.

Curtido por 1 pessoa

MBK rainha das linhas porcamente divididas.
T-ara tem CryCry que 3 pessoa cantam praticamente a música toda, outras duas fazem uma animação básica mínima e mais duas que FALAM duas linhas (Boram e Qri, sofrendo). E tem muitas outras… Em Time to love, mesmo a versão só com o T-ara, a Qri não tem linha.
O DIA é mais foda, porque a Eunice é main vocal, mas tem geralmente menoa linha que o a visual line (ela tem quase 10 anos a mais que algumas meninas no grupo e claramente a MBK tem vergonha dela)

Curtido por 1 pessoa

T-Ara não acompanhei e só sei o nome de algumas titles, mas ouvir mesmo é apenas Sugar Free, e nem isso eu vi a distribuição de linhas
Já o Dia é um negócio sério, é grupo Ex-IOI, teoricamente as meninas que fizeram parte do IOI teriam mais luz, mas nem isso o grupo tem direito, quem dirá socar MTA atenção em uma ou duas (Fora que tem rumor que a MBK socou mais integrante na line-up do DIA, mas nada foi confirmado)

Curtir

[…] Tem uma pauta solo sobre esse assunto, e o motivo das linhas serem “mal” distribuídas tem mais haver com escolha das integrantes do que decisão da empresa em si (É o que acreditamos). Como vimos em Oh My God ou Lion, algumas se destacaram muito mais, como a própria Soyeon, a Minnie e a Soojin em seguida. As outras três, Yuqi, Minnie e Shuhua ficam mais esquecidas. […]

Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s