Categorias
Álbuns iKon KPop Mini Álbum/EP YG

Ainda tentando entender esse comeback do iKon

Acho que não é necessário, mas vamos recapitular quem é o iKon: boygroup da YG, não muito levado a sério por seu estilo mais infantil com demos resgatadas do Big Bang, passaram por um viral em 2018 com Love Scenario e uma decaída com um dos integrante, o BI/Hanbin, sendo chutado por acusações de uso de drogas pela Han Seo Hee (Ou a Ranço Hee para os odiadores dela… O que não tiro a razão deles). Depois disso, eu jurei que veria os boys indo para o porão fazer faxina junto da BlackPink com o debut do Treasure que, como sabemos, deu BO e não debutaram, então tiremos o iKon para um comeback. E vamos lá, então?

A title Dive tem o perfil do iKon, mas não segue a linha demo do Big Bang, uma vez que o Teddy não participou da produção e composição dela. Com uma pegada country, eles trouxeram uma uptempo mais chills, bem calma, com toque de hip-hop na parte do rap do Bobby, além de um final mais festivo como todas as atuais músicas da YG. Uns afirmam ser uma tentativa de reaviver o grupo com um viral estilo Love Scenario, mas não sei se caminha por esse lado balada agitada de boy romântico (Não vi a letra para ter certeza disso), e, sim, com um midtempo de gastar playlist. Não é uma música ruim, chega até ser boa, apenas fico na dúvida se foi uma tacada certa ir por esse caminho.

Por ter o BI como compositor e produtor da title, o que é uma surpresa para todos, então ela sabia como guiar o próprio grupo sem cansar a imagem e começar a sair desse lado bobão que o iKon tinha, como em Dumb & Dumber e B-Day. Sobre o MV, eu não sei o que está acontecendo na YG, porque está muito bem produzido, mesmo sem roteiros definidos, sem história por trás, percebe que teve um esforço em fazer um clipe até que memorável, ele somente não sai da linha iKon de ser.

Como faço sempre, falarei o terceiro (?) mini álbum do grupo, que para mim era muito mais. Com produção do BI em 4 das 5 faixas, podemos esperar o iKon sendo iKon, mas sem cansar, talvez ser uma trilha sonora de filme adolescente como foi no último álbum. Ah Yeah começa com uma banda no instrumental, mas segue por um lado reggae, o qual simplesmente some e fica nesse estilo banda, rock anos 1980 que vemos em filmes dessa época, coisa que o Day6 lançaria sem problema nenhum.

A próxima é All The World é um dance house oitentista bem clássico, que cheira b-side filler em todos os álbuns da SM, mas ao iKon creio ser até inédito, pois nunca ouvi eles indo para esse lado, e não tem cara de trilha sonora de filme teen. Ponto para eles. Seguimos com Holding On, uma balda jazz, pois tem um saxofone (Ou piano elétrico, não sei) como instrumental inicial, e o piano fica perpetuando pelo resto da canção, com um refrão que retorna com trompetes, é uma jogada boa essa música.O EP encerra com é Flower, que cai em uma balada vocal com acordes de baixo e violão ao fundo, nada inédito, pois já ouvi várias vezes isso na discografia do grupo, e, por sinal, é a única que não é produzida pelo BI. Que coisa, não?

Conclusão:

Title: 5/10.

MV: 8/10.

Álbum tracks: 30/80.

Total: 43/100.

Considerações finais:

Não sou de dar nota em EP porque o resultado é isso, por vender menos, eles não se esforçam e fazem músicas tão passáveis quanto essas. Por isso, nota quase vermelha para o i Decide. Tirando o MV que ganha nota pelo esforço, porque não tem nada demais quanto aos demais MVs do grupo, sendo que esse jogo com o fogo já vimos em I’m OK. A title é bem duvidosa, mas sei lá, não gruda na cabeça como foi com o Loona ou o DKB. As b-sides, então, possuem pontos fortes, porém nada que cative.

Como eu já falei e meio mundo do Kpop também, se o iKon não tivesse com a YG no nome, já tinha dado um disband enorme, mesmo com o viral Love Scenario. E o engraçado é que o BI produziu Whistle, das BlackPink, e ele nem chegou a fazer uma follow-up para eles para mudar a imagem (Talvez Killing Me fosse, mas não é tão semelhante assim).

E essa foi a pauta do iKon, bebam água, cuidem-se e até um próximo post.

Publicidade

2 respostas em “Ainda tentando entender esse comeback do iKon”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s