Categorias
Análises BlackPink Everglow KPop Pauta Aleatória Polêmica YG YueHua

Por que Everglow e BlackPink apresentam semelhanças?

Com o comeback do Everglow e o anúncio do teaser do MV, aquela enorme “discussão” de fã chato e insuportável voltou “Ah, mas é a cópia das PretoRosa!”, “Nossa, sem criatividade!”. Agora, como Blink e Forever, vou apresentar que nenhum dos grupos inventou a roda e que, sim, é possível os dois viverem em uma mesma época com o mesmo estilo (O mais engraçado disso tudo é que os próprios Blinks apoiam o Everglow, então não é nem fanwar isso haha).

Debut: Boombayah e Bon Bon Chocolat

Começaremos com o óbvio: a YG não reinventou nada quando decidiu dar disband no 2NE1 e fazer do BlackPink o mais novo GG luxuoso e poderoso da empresa. Desde a similaridade entre as discografias, as meninas chegaram com o batidão EDM farofa que explode e de ralar do edi no chão enquanto dança. Vocais poderosos em um estilo bem poderoso, elas tiveram um debut bem chamativo, ainda mais por serem de uma empresa grande.

Disso, quando um grupo veio com o mesmo estilo mais luxuoso e com farofa EDM batidão de cabelo em balada, muitos abriram os olhos. Bon Bon Chocolat foi algo nada inédito no kpop nem no mundo, mas a atenção que o Everglow chamou foi enorme. Claro, nem comparamos o MV dos dois debuts, principalmente com a YueHua sendo uma empresa nova, mas já podemos ver que elas rendem bastante dinheiro, a evolução de BBC para Adiós foi intensa.

Conceito Girlpower luxuoso

Conceito é algo muito forte para simplesmente colocarmos um grupo dentro dele. (G)I-dle continua no girlcrush e girlpower, mas varia o estilo das músicas. Red Velvet pula de estilo em estilo. Contudo, diferentes desses dois girlgroups, Everglow e BlackPink correm atrás do EDM, do TryHard, do pancadão que parece ter autotune, mas não tem. Entretanto, podemos apontar que esse conceito mais GirlPower não é exclusivo delas, tivemos o 2NE1, 4minute, atualmente CLC, ANS com Say My Name.

Além disso, podemos notar que esse estilo fica mais nas titles, uma vez que as b-sides mudam muito. Por exemplo, Forever Young do BlackPink é um tropical house já batido em todas as discografias, mas o apelo instrumental por se distanciar do resto da discografia é um ponto a elas. Tivemos também Kick It, presente no Kill This Love, ele segue uma rap/hip-hop (Olha, foi o que achei em alguns sites que falam do estilo, porque não acho que é somente isso).

Everglow também não fica para trás. Se vermos as duas b-sides do último comeback, tivemos You don’t know me, que segue um tropical alegre, com pegada aegyo na coreografia que combinou com elas, mas não seria uma title, mas ficou ótima nos vocais delas. Além dela, tivemos Hush, uma midtempo vocal com sintetizadores, extremamente impecável e a melhor b-side delas por enquanto.

Integrantes:

Óbvio que se as Everglow tivessem 4 integrantes, até o próprio fandom acharia estranho, mas a presença de 2 amais, além da teoria de que uma sétima seria incluída após a sua saída do IZ*ONE, cai por terra essa briga. Porém, podemos focar em duas em específico como as integrantes experimentais: Onda do EG e Lisa do BP. As duas, fisicamente, não seguem o padrão das demais, nem o padrão que o coreano médio espera de uma idol. Apesar da Onda ser coreana, ela e a Lisa apresentam muitos similaridades (Lisa é tailandesa).

Por que eu disse experimental? Desde o debut, os cabelos da Lisa são bem duvidosos, desde aquele amarelo gema de ovo em Boombayah ou a caixa de tranças em Kill This Love, que levou toda a uma discussão sobre apropriação cultural. O cabelo da Onda, diferente do da Lisa, sempre esteve mais arrumado, mas é a única que passa por mudanças na coloração, tanto que a atual é vermelha, mas deram um jeito de deixar o cabelo com um penteado, que só por Deus.

Claro, quando você coloca muitas integrantes em um grupo, você dilui os vocais e raramente muitos se destacam. Diferente da main vocal ser a Mia e a rapper ser a E:U, as demais passam batido. Claro que, com menos integrantes, poderiam fazer brilhar mais os vocais menos diferentes, como da Yerin ou da Sihyeon. Diferente do BlackPink, em que os vocais são bem únicos, como da Rosé e Jisso. Óbvio que não isso para tacar em hate em quem não se destaca, uma vez que um grupo funciona como um grupo, quando uma parte não existe, faz uma enorme diferença.

Afinal, essa similaridade é preocupante?

Não digo que seja preocupante dois grupos manterem o mesmo estilo e conceito em seus comebacks, mas precisamos ver como o mercado reagirá. Everglow já tem 10 músicas em menos de 1 ano de debut, coisa que BlackPink só conseguiu com mais de dois anos de debut. Everglow começará a fazer show nos EUA, o que pode fazer com que haja maior atenção a elas. O mercado estadunidense é bem xenofóbico, tanto que BTS só está conseguindo isso agora, e muito tempo depois de hitar.

Diferente do Everglow, a fanbase internacional do BlackPink é muito forte e fiel, pois se não fossem, muitos já teriam batido o pé do fandom e angariado os Forevers sem pensar muito. O grupo está crescendo bastante, vamos ver como será com o atual comeback, espero que a Coreia do Sul acorde para as meninas.

O futuro é um mistério, mas creio que Everglow pode bater de frente com o BlackPink futuramente. E espero não ter ofendido ninguém, foi apenas uma reflexão, e até amanhã.

10 respostas em “Por que Everglow e BlackPink apresentam semelhanças?”

It’s a shame you don’t have a donate button! I’d definitely donate to this superb blog!
I guess for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my
Google account. I look forward to brand new updates and will talk about this
site with my Facebook group. Chat soon!

Curtir

With havin so much content and articles do you ever run into any issues of plagorism or copyright infringement?
My blog has a lot of completely unique content I’ve either created myself
or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up
all over the web without my agreement. Do you know any methods to
help protect against content from being ripped off?

I’d certainly appreciate it.

Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s