Categorias
KPop Pauta Aleatória Polêmica Pop Pop Americano Pop Britânico

Polêmica: Artistas pedindo streaming: desespero ou divulgação?

Nessas últimas semanas, tivemos alguns artistas de grande nome fazendo seu comeback após alguns anos, como Justin Bieber e Selena Gomez. Com o anúncio de música própria e autoral, era esperado vendas físicas e digitais anunciadas, além de alguma divulgação para cima e para baixo em algum talk show estadunidense. Claro, não foi isso que recebemos, mas, sim, duas pessoas pedindo streaming em seus singles ou do álbum. Agora, vamos debater se isso é desespero, ou método de divulgação também.

Primeiro, precisamos lembrar que os serviços de streaming são uma beleza no quesito ouvir música quando quer, até porque atualmente poucos desbravam a internet com torrent e tals. Entretanto, é também importante lembrar que números digitais, como visualizações em YouTube, ou até mesmo ouvintes no Spotify, em sua maioria, são de adolescentes, os mesmo que ficam o dia todo mas redes sociais levantando tags no twitter e causando furor e clamor público.

A partir disso, nota-se que vendas, independente de qual meio, é feito exclusivamente por uma pessoa por vez. Então, se uma pessoa já comprou tal single, ela irá escutá-lo em seu determinado aparelho celular e pronto, não vai se preocupar em dar streaming ou gastar seu tempo em fazendo o que for para aumentar tais números. Mas, como fazer o público médio, que ficam fora das redes sociais e querem curtir alguma coisa no fim de semana se não sabem quem fez tal coisa ou não? Divulgando, óbvio.

Entretanto, temos alguns pontos para lembrar: dependendo do artista, eles não são tão aceitos em talk show, ou por idade ou por polêmica das pesadas, então fica difícil a promoção, o que os fazem apelar pela fama que concretizaram durante a vida antes de tal situação. Além disso, muitos não fazem divulgação por não gostarem mesmo, como é o caso da cantora sul-coreana, Taeyeon, cuja atual preocupação é com a saúde mental e seu bem estar, fora as várias apontações que ela não não sente-se confortável nos programas de variedade e music shows da Coreia, preferindo fazer shows (Posso até fazer uma pauta sobre o que eu acho dela fazer isso). Então, ela conquista seus prêmios e suas vendas pelo apelo dos fãs que restaram do Girls’Generation e da fama conquistada.

Dessa forma, podemos apontar que se a Selena e o Justin, ou qualquer outro artista que não deseja fazer divulgação pessoal, indo a todos os programas que conseguem, terão de depender da fama conquistada e do boca-a-boca dos fãs mais jovens aos mais velhos. Claro, o que os dois fizeram é válido (Mais o dela que expôs nos stories para o povo ir fazer streaming do que o JB que mandou comprarem aquela coisa lá várias vezes. Alías, o que ele fez é coisa que a fã-base deveria ter feito e ele só compartilharia, ficaria menos feio ao meu ver).

Agora, o que não podemos fazer é como estão criticando a Dua Lipa. Claro que a cada espirro que dou da minha alergia, ela está com um vídeo de divulgação diferente do Don’t Start Now, mas é assim que se faz divulgação e promoção, para o povo médio que fica fora das redes sociais terem contato com o trabalho dela, além de fazer o nome da bonita circular pelos veículos de comunicação (Quem vier chamar a Dua de desesperada, vou chegar na bicuda!).

Sendo assim, a forma como eles estão realizando a divulgação de seus trabalhos condiz com a atual situação deles: Selena tem uma fã-base extremamente sólida e grande, então pedir streaming é válido (Não sei se ela vai ou não para algum talk show, mas poderia ir a uns três o povo ficar quieto e povo médio saber que ela lançou algo). Dua Lipa é consolidada na Europa, nos EUA ainda não é tanto, ainda mais que o país gosta de chutar um povo dos charts se não tiver essa divulgação pesada.

Portanto, vamos ver como cada um vai caminhando, vamos agradecer que fazem divulgação, porque, como Sone, fui ver uma promoção de alguma das Soshis após o hiatus dos 10 anos com o solo da Yuri, um ano depois das promoçõs do Holiday Night. Então agradeçam a Dua Lipa socando live atrás de live do novo álbum (Que, pelo teor nostálgico que ele terá, além de retrô, uma divulgação mais pesada ajuda o pessoa que curte esse estilo a se familiarizar com o nome dela).

Aliás, dona Taeyeon não pediu streaming em nada (Ela nem precisa, aliás), mas o exemplo dela é bem válido sobre não fazer promoções e a fama dela fazer o trabalho.

3 respostas em “Polêmica: Artistas pedindo streaming: desespero ou divulgação?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s